Com perfumes inovadores, O Boticário é a marca preferida dos brasileiros
A perfumaria do O Boticário foi a mais admirada na Casual Brands, a pesquisa de marcas de estilo realizada entre os leitores da EXAME
Julia Storch
Publicado em 26 de abril de 2021 às 06h28.
Última atualização em 26 de abril de 2021 às 10h35.
O Boticário dissemina o slogan “Onde tem amor, tem beleza” por mais de 3.700 pontos de venda em 1.750 cidades brasileiras, 15 países e para os mais de 8,6 milhões de seguidores da marca no Instagram. “Somos a marca que fala de amor: pelas pessoas e suas histórias, pelos produtos e pelo planeta”, diz o diretor de comunicação Gustavo Fruges. Talvez esse tenha sido um dos motivos para a marca ter sido eleita a preferida entre nossos leitores na pesquisa das marcas mais admiradas em estilo de vida Casual Brands, promovida pela Casual com os leitores da EXAME.
Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy
Foram 932 votos. Desse total, 63% do público é masculino e 37%, feminino. A maior parte, 47,3%, está na faixa de 35 a 44 anos. Entre 25 e 34 estão 32,5% dos eleitores. E 9,8% estão entre 45 e 54 anos. O Boticário recebeu 22,46% dos votos, enquanto o segundo e terceiro lugar, ficaram com 22,35% (Chanel) e 20,52% (Outro).
Com 44 anos de história, o “Boti” conta com mais de 850 itens de perfumaria no portfólio, de perfumes clássicos como o Thaty, à recém-lançada marca O.U.i. “Desenvolvemos nossos produtos com as principais casas de fragrâncias internacionais, que também atendem marcas do mundo todo, e usamos ingredientes nobres para garantir a melhor performance dos produtos”, comenta Fruges.
O portfólio conta ainda com o Malbec, a fragrância mais vendida no país, segundo a Euromonitor. Recentemente a marca lançou o Malbec Bleu, resultado da alquimia entre notas amadeiradas do Sândalo e do Musgo de Carvalho com notas marinhas Aquozone, uma molécula sintética que garante um frescor aquático potente e notas minerais muito modernas. Para Fruges, o lançamento “é uma inovação para a perfumaria Malbec, lançada há 17 anos, elaborada com álcool vínico, uma tecnologia exclusiva do Boticário”.
O Boticário também se dedica em temas para além da perfumaria, como a sustentabilidade.“A Fundação Grupo Boticário foi criada há 30 anos, e está no DNA da marca a participação ativa na preservação da natureza, biodiversidade e oceano”, explica. Como exemplos de ESG, as unidades fabris mantêm programas de eficiência energética e de reuso de água.
Além disso, há 20 anos, a marca não realiza testes de produtos em animais com certificação do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) e do Leaping Bunny. “Também somos uma empresa pioneira em métodos alternativos, como a primeira indústria brasileira a desenvolver a pele 3D e os organs-on-chip, que simulam as mesmas condições de uso de seus produtos em órgãos humanos.”
Inovando, O Boticário, possui quase 4 mil pontos de reciclagem espalhados por 1.750 cidades brasileiras. Nestes locais, recebem embalagens vazias de cosméticos de qualquer marca e os encaminham para reciclagem. “Em 2020, demos mais um passo na evolução desse projeto, com a abertura da pop up sustentável no Parque Ibirapuera em São Paulo, feita com 3 toneladas de plástico reciclado. Outras 9 unidades permanentes foram abertas no interior de São Paulo, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, comenta Fruges.
Sobre a vitória da marca na pesquisa, o diretor de comunicação comenta com alegria. “Ficamos honrados pelo reconhecimento dos nossos consumidores e leitores da Exame. É um trabalho que realizamos há mais de 40 anos, trazendo os melhores ingredientes para nossos produtos, o cuidado e amor em levar nossos itens para o consumidor, nossos segredinhos que tornam os produtos únicos”.
Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.