Casual

COI divulga calendário de provas dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Detalhes de datas e horários de cada esporte ainda serão definidos futuramente, segundo o Comitê Organizador

Programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição (Yuya Shino/Reuters)

Programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição (Yuya Shino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de julho de 2018 às 20h15.

Última atualização em 18 de julho de 2018 às 20h19.

Lausanne, Suíça - O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nesta quarta-feira o calendário da programação das modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Os detalhes de datas e horários de cada esporte ainda serão definidos futuramente, segundo o Comitê Organizador Local do grande evento.

Ao todo, o programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição, entre 24 de julho e 9 de agosto de 2020. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24, mas dois dias antes terão início disputas tanto no futebol quanto no softbol.

A próxima edição da Olimpíada terá novidades na programação esportiva, como escalada, surfe, caratê, skate, beisebol, softbol e basquete 3x3. Parte das modalidades será disputada nas cidades de Fukushima, Ibaraki e Miyagi, todas atingidas pelo forte terremoto que atingiu o país em 2011.

As modalidades mais longas no programa são o futebol e o softbol, com início em 22 de julho e finais somente no dia 8 de agosto, penúltimo dia de competições na capital japonesa. O Brasil vai tentar defender a medalha de ouro conquistada no futebol masculino nos Jogos do Rio-2016.

O vôlei, que também trouxe ouro ao Brasil há dois anos, no masculino, terá início em 25 de julho e finais nos dias 8 e 9 de agosto. A decisão masculina será no dia 8, véspera da final feminina. No basquete, outra das modalidades coletivas mais populares, a estreia será em 26 de julho, com finais também no dia 9 de agosto.

Uma das modalidades de maior sucesso de público, o atletismo terá início somente na segunda semana de disputas. Começará no dia 31 de julho e terminará no último dia de competições - 9 de agosto - com a tradicional maratona masculina. A feminina será em 2 de agosto.

Os esportes aquáticos ainda estão "em branco" na programação. Natação, salto ornamental e nado sincronizado não têm datas preliminares para a disputa. Mas é quase certo que a natação será disputada na primeira semana da Olimpíada, como de costume.

A primeira semana também terá o judô, modalidade que costuma render muitas medalhas ao Brasil. A disputa será do dia 25 de julho a 1º de agosto.

"A organização de Tóquio-2020 agora vai focar em desenvolver os detalhes da competição quanto à programação de cada disciplina de cada modalidade, em colaboração próxima com as federações internacionais e o COI", anunciou o Comitê Executivo do COI, nesta quarta-feira.

Para mais detalhes da programação olímpica, acesse o link.

 

Acompanhe tudo sobre:OlimpíadasTóquio

Mais de Casual

Alexandre Birman quer lançar uma nova semana de moda nacional já em 2025

Moda presidencial: as referências históricas no estilo de Kamala Harris

30 sugestões de restaurantes para o Dia dos Pais 2024

A importância da pausa para o café para Marcelo Raskin, CEO da Keune Haircosmetics Brasil

Mais na Exame