Cerveja Saison Saúva: preparo leva ingredientes inusitados que conferem sabor cítrico, picante e frutado (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2013 às 10h54.
São Paulo – A vantagem de fazer sua própria cerveja em casa é poder experimentar sabores que dificilmente chegariam ao mercado tradicional. Levando esse benefício às últimas consequências, os representantes da Lamas Bier, loja de insumos para fabricação de cerveja caseira, junto com o proprietário do Empório Sagarana, Paulo Leite, e o médico e colunista da revista Playboy Marcelo Cury, criaram uma receita que leva figos, tucupi negro e, acredite, formigas saúvas.
A produção ocorreu há cerca de três semanas, em um evento em São Paulo, e o resultado dessa aventura gastronômica foi chamado Saison Saúva, cerveja de estilo belga extremamente encorpada, de baixa carbonatação, muito cítrica e aromática (com notas fortes de anis e capim cidreira) e alcoólica. Além disso, o produto rendeu uma leve picância/dormência no lábio, no primeiro gole, devido ao tucupi.
A inusitada ideia de usar as saúvas na composição da bebida veio de Paulo Leite, que, ao provar os insetos, percebeu seu gosto cítrico e viu a oportunidade de inovar. A criação não será vendida pronta para consumo imediato, mas é possível se aventurar no preparo dela seguindo os passos indicados pelos idealizadores.
A loja da Lamas Bier em São Paulo tem os ingredientes para o preparo, inclusive as formigas, e disponibilizou a receita, com exclusividade a EXAME.com, para aqueles que gostam de fabricar sua própria cerveja. Confira abaixo um vídeo que ilustra o processo de confecção e a fórmula inventada por eles.
//www.youtube.com/embed/erxFGXMsBXA
Receita da Saison Saúva
Base (para 5 litros):
1 kg de malte Pilsen
0,3 kg de malte carafa III
0,6 kg de malte de centeio
Esta combinação de malte dá 1,077 de densidade inicial. A lupulagem fica por conta do lúpulo Simcoe, 10g, colocados nos 10 minutos finais de fervura. A fervura aconteceu por 60 minutos.
O tucupi negro foi adicionado faltando 15 minutos por fim da fervura. Foram colocados 200g.
Esfriado o mosto (até 30ºC), é hora de colocar mais temperos. Adicionou-se a fomiga saúva, 50g, a levedura líquida White Labs WLP 565 (usou-se o tubo todo para os 5L), a responsável por enobrecer todos os aromas de uma Saison, e, a fim de aumentar um pouco a OG (gravidade original), foi colocada uma generosa porção de figos em calda. A OG disparou para 1,083.
A fermentação aconteceu por 10 dias a 26ºC. Maturação a 10ºC por mais 15 dias. Densidade final foi de 1,024 com potentes 7,8% de álcool. Antes do envasamento, foi feito um dry-saúva. Um dia antes de beber a cerveja, foram adicionados mais 30g de saúva na cerveja para que o aroma fosse mais intenso.