As tendências de moda para o Verão 2014
Confira o que as vitrines brasileiras devem trazer na estação mais quente do ano, segundo as passarelas da SPFW, do Fashion Rio e dos desfiles internacionais
Da Redação
Publicado em 6 de outubro de 2013 às 08h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h26.
São Paulo – A estação mais quente do ano se aproxima, mas a moda já está preparada para o que vem pela frente. Se depender das principais grifes do país e do mundo o Verão 2014 terá contrastes de branco, preto e, ao mesmo tempo, muitas cores, além de peças com um toque esportivo e tribal. Essas são apenas algumas das tendências reveladas na São Paulo Fashion Week , que ocorreu em março, no Fashion Rio , em abril, e nas semanas de Nova York, Londres, Milão e Paris, realizadas no último mês. Confira a seguir as apostas das marcas para o fim de 2013 e início do próximo ano.
Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, as passarelas foram preenchidas com modelos em branco, preto e ambas as cores. Na SPFW, Acquastudio, Cori, Animale, Juliana Jabour, Samuel Cirnansck, Alexandre Herchcovitch e Colcci são exemplos de grifes que apostaram na tendência. Já no Fashion Rio, Filhas de Gaia (esq.), 2nd Floor, Iódice, Bianca Marques e Sacada, entre outras, trouxeram a tendência. Em Nova York, marcas como Carolina Herrera (dir.), Oscar de la Renta, Ralph Lauren e Victoria Beckham investiram na combinação.
Os looks completamente brancos ou alvo e negros não terão exclusividade no calor, se depender das grifes mais importantes. As peças com cores vibrantes e multicoloridas também apareceram e deverão despontar nas vitrines. Em São Paulo, as principais marcas que fizeram essa escolha foram Osklen e Samuel Cirnansck, no SPFW, enquanto, no Rio, os destaques foram Apoena (esq.), Blue Man e Sacada. Em Paris, Chalayan e Alexander McQueen (dir.) são exemplos de coleções que investiram nas cores, assim como Jil Sander representou a tendência em Milão.
No Brasil, entre os temas mais recorrentes de estampas dos desfiles, as flores chamaram a atenção. Diversas grifes entraram na onda e levaram os desenhos em diferentes formas, cores e estilos. Alguns destaques em São Paulo foram Fernanda Yamamoto, Cavalera e Animale. No Rio, Maria Filó, Alessa (esq.) e Andrea Marques são alguns exemplos. Além das fronteiras do país, os desfiles mais recentes de Dolce & Gabbana e Marni (dir.), em Milão, L'Wren Scott, em Londres, e Marc Jacobs, em Nova York, as flores também deram vida às coleções.
Outra tendência das passarelas brasileiras são as diferentes formas e cores que se misturam, criando um mix chamativo e interessante de estampas. Em São Paulo, Colcci (esq.) e Cavalera (dir.) foram exemplos de marcas que investiram na tendência, e, no Rio, Nica Kessler, Apoena e Andrea Marques estiveram entre as que aderiram ao visual.
A barriga de fora ainda está em alta, de acordo com as passarelas do Fashion Rio e da semana de moda de Nova York. Grifes brasileiras, como Sacada, Espaço Fashion (esq.), Oh, Boy! e Iódice, aderiram ao top cropped (que mostra uma faixa do abdômen, geralmente combinado com saia ou calça de cintura alta) para o verão. Entre as marcas internacionais que apostaram na tendência estão Proenza Schouler, Calvin Klein e Rodarte (dir.). Além do top cropped, os recortes de diferentes formatos mostrando parte da barriga também apareceram em desfiles como da grife Prada e Jil Sander, em Milão.
A geometria também foi um artifício comum usado tanto no Brasil quanto fora dele, seja na modelagem e nos cortes, seja na estamparia. As formas retas e geométricas estiveram presentes em São Paulo, nas coleções de Tufi Duek e Acquastudio (esq.), enquanto, no Rio de Janeiro, foram usadas pela 2nd Floor, Andrea Marques, Iódice, e Maria Filó. A modelagem com linhas retas ficou bem representada no exterior pelas marcas Proenza Schouler (dir.) e Calvin Klein, em Nova York.
Entre os tecidos, a seda foi bastante adotada nas coleções brasileiras. Grande parte das grifes que desfilaram nas passarelas paulistas e cariocas adotou algum tipo de seda, como palha de seda, linho com seda, malha, organza e tear de seda. Animale, Osklen, Samuel Cirnansck (esq.), Água de Coco e Forum (dir.) foram algumas das que adotaram o pano, em São Paulo. Algumas marcas cariocas a seguir o mesmo caminho foram 2nd Floor, Alessa, Filhas de Gaia, Iódice e Coven.
As peças mais esportivas virão com tudo no verão 2014, seja em uma pegada mais sensual, seja mais divertida, com o uso e tênis, tops, shorts e outros itens. No Fashion Rio, grifes como Nica Kessler (esq.), Auslander e Coca-Cola Clothing apostaram na bermuda ciclista, enquanto, em Nova York, os elementos do esporte apareceram nas roupas de Vera Wang, DKNY e Tommy Hilfiger (dir.). Em Londres, House of Holland mostrou sua visão esportiva e divertida da moda para os dias mais quentes.
O visual tribal e étnico é outra tendência presente nas roupas do verão 2014, variando entre looks formais e descontraídos. No Rio de Janeiro, as marcas que trouxeram essa influência para suas roupas foram Auslander, Oh Boy (esq.) e TNG, entre outras. Fora do Brasil, Calvin Klein (dir.), Alexander McQueen, Givenchy, Chloé e Louis Vuitton são apenas algumas das que entraram nessa onda.
Os vestidos e blusas de alça bem fina, muito comuns nos anos 90, também dominaram os desfiles internacionais. Stella McCartney (esq.), Christopher Kane, Gucci (dir.), Alexander Wang e Jason Wu são alguns dos nomes que resgaram essa tendência e trouxeram para as passarelas o frescor das peças de alcinha.
A forma, o efeito visual e o movimento das peças plissadas também invadiram as passarelas das semanas de moda internacionais. Entre as grifes que estão ditando essa moda para o verão, estão Céline, Dior (esq.), Givenchy, Valentino (dir.), Haider Ackermann, Sonia Rykiel, Rochas e Dries van Noten.
Muito presente em temporadas passadas, as transparências continuam aparecendo nas coleções nacionais e de fora do Brasil, com todo o frescor que elas podem proporcionar, seja usadas em pequenos detalhes, seja nas peças mais reveladoras. No Fashion Rio, grande parte das grifes optou pelas peças, entre elas Alessa, Bianca Marques (esq.), Oestúdio, Alexandre Herchcovich e R. Groove. Lá fora, Alexander Wang (dir.), Phillip Lim, Victoria Beckham e Calvin Klein usaram as transparências em seus desfiles.
Mais lidas
Mais de Casual
Com 100 anos, Technos já foi suíça e japonesa até se tornar brasileiraO que pedir numa churrascaria sem medo de errar? Jornalista especializada respondeDiversidade de ingredientes e temperos popularizam culinária peruana pelo mundoCom imóveis cada vez mais caros, cresce número de pessoas morando em barcos no Reino Unido