Casual

As 5 regras de etiqueta do Clubhouse: o que pode e o que não se deve fazer na rede social

O publicitário e expert do mundo digital Marcelo Tripoli dá o tom de como se comportar na rede social

 (Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)

(Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)

JS

Julia Storch

Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 12h46.

Última atualização em 11 de fevereiro de 2021 às 17h36.

Se tem algo que Marcelo Tripoli entende (e muito) é sobre o comportamento no universo digital. Ex-vice-presidente e sócio-associado da consultoria McKinsey, Tripoli fundou no final do ano passado a Zmes, agência de marketing digital. Usuário da rede social que é a febre do momento, o Clubhouse, o publicitário conversou com a Casual sobre como se portar ao ingressar nas salas da rede.

Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio

1. Preste atenção ao redor

“Ontem participei de um debate no Clubhouse, e um ponto que me chamou a atenção foi o som de fundo. Se você for falar, preste atenção se sua televisão está sem som, se os sons da rua não estão atrapalhando o áudio ou se não há pessoas falando ao seu redor. É importante que, quando você não estiver falando, seu microfone esteja mudo, para não atrapalhar os outros participantes.”

2. Fale e escute

“Respire um pouco e dê uma pausa nas conversas. Não é legal falar por cima das outras pessoas. Se você está como speaker, preste atenção se não está dominando a conversa e dê a voz para outros participantes. Se você está na sala como ouvinte e quer se manifestar, levante as mãos e peça a fala.”

3. O papel do moderador

“É interessante que as salas com muitos participantes tenham um moderador. Esse âncora é fundamental para que os participantes não se estendam em suas falas (acredito que um minuto de fala por pessoa seja o ideal), para que haja uma dinâmica de interação, trazendo pessoas que ainda não se manifestaram para o centro da conversa.”

4. Seus convidados, sua responsabilidade

“Existem dois modos de entrar para a rede social. O primeiro é esperar que a rede aceite o seu pedido. O segundo é que algum dos seus contatos do telefone, que já esteja na rede social, te aceite. Cada pessoa que integra o Clubhouse recebe dois convites para aceitar outros usuários. Quando você convida alguém, seu nome fica atrelado a essa pessoa, e isso tem tanto um lado positivo, quanto negativo. Se você convida pessoas interessantes e que agregam na rede social, seu nome fica visado, o que pode aumentar o seu networking. Agora, se o seu convidado violar as regras de uso da rede social e for banido, você também será removido. Então, preste atenção em quem você convida.”

5. Lembre-se de onde você está

“O aplicativo utiliza de ferramentas que transcrevem as conversas. Então, não fale no Clubhouse o que você não falaria na rua. Falas racistas, discursos de ódio e assédios, não são permitidos na plataforma e podem acarretar em expulsões da rede social.”

Acompanhe tudo sobre:Apps para iPhoneClubhouse (rede social)ComportamentoInternet

Mais de Casual

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação

O carro mais tecnológico do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual

Cuidado simples: produtos de beleza multifuncionais e itens essenciais para o verão