Casual

Artistas criam retratos em grama viva

Iluminação controlada e projeção de imagem em negativo são a fórmula

Painel de grama de Heather Ackroyd e Dan Harvey  (Heather Ackroyd e Dan Harvey)

Painel de grama de Heather Ackroyd e Dan Harvey (Heather Ackroyd e Dan Harvey)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2012 às 15h12.

São Paulo – Os britânicos Heather Ackroyd e Dan Harvey deram, literalmente, vida à arte. Em vez da revelação em papel, eles usaram grama para criar fotografias de pessoas e animais. Para chegar a essas expressões tão nítidas, os artistas projetaram imagens de negativos sobre painéis gramados com luminosidade controlada e deixaram a natureza agir.

A manipulação da luz e da clorofila produzida pelas plantas resulta em sombras expressivas, em diferentes tons de verde, principalmente se vistas de longe. As imagens ficam mais nítidas na medida em que a grama cresce e podem durar até anos. Com o tempo, ganham outras cores que dão um aspecto “envelhecido” ao trabalho.

As obras de Heather Ackroyd e Dan Harvey estão em exibição no museu Domaine de Chamarande, na França, até o dia 30 de setembro. Além dos painéis, eles possuem outros trabalhos em grama, como a “decoração” do Dilston Grove, uma antiga igreja do distrito de Bermondsey, ao sul de Londres.

Uma mistura de argila e sementes espalhada pelas paredes internas do edifício deram a ele um “papel de parede” de grama viva. Alguns retratos verdes você confere ao lado. Outros trabalhos podem ser vistos no blog da dupla.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisArtistasCelebridadesFotografia

Mais de Casual

O que pedir numa churrascaria sem medo de errar? Jornalista especializada responde

Diversidade de ingredientes e temperos popularizam culinária peruana pelo mundo

Com imóveis cada vez mais caros, cresce número de pessoas morando em barcos no Reino Unido

Vinho brasileiro é eleito um dos 50 melhores do mundo em concurso internacional