Casual

Uma nova ferrovia para rota feita por Marco Polo

São Paulo - O escritório italiano OFL ficou com o primeiro lugar em uma seleção de projetos que pretendem reinterpretar a antiga rota da seda, descoberta por Marco Polo e que ligava comercialmente o oriente ao ocidente. Os arquitetos propuseram um sistema de transporte, integrado, moderno, limpo e desenvolvido horizontal e verticalmente. Partindo de Veneza, […]

rota-sede-ofl-jpg.jpg

rota-sede-ofl-jpg.jpg

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 24 de junho de 2011 às 14h07.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h29.

São Paulo - O escritório italiano OFL ficou com o primeiro lugar em uma seleção de projetos que pretendem reinterpretar a antiga rota da seda, descoberta por Marco Polo e que ligava comercialmente o oriente ao ocidente. Os arquitetos propuseram um sistema de transporte, integrado, moderno, limpo e desenvolvido horizontal e verticalmente.

Partindo de Veneza, na Itália, até Xi’an, na China, o "Silk Road Map Evolution" é um projeto que integra arquitetura e infraestrutura, em uma nova espécie de malha ferroviária. Ao longo dos seus 15 mil quilômetros, a ferrovia - que faria o deslocamento de pessoas e mercadorias - seria interrompida por aquilo que o escritório chama de "torres biônicas" (foto), capazes de constituir um novo centro de desenvolvimento para cidades pequenas e distantes. Veja no vídeo um exemplo.

Nas torres, existiria uma rede de serviços comerciais, com escritórios e lojas, e de habitação, o que auxiliaria no desenvolvimento da realidade econômica. Trata-se de uma nova forma de expansão urbana, em que, segundo o escritório de arquitetura, a maior cidade ajuda as pequenas. A rota da seda deve ser considerada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco até o final do ano.

Siga as notícias do site EXAME sobre Design no Twitter

Acompanhe tudo sobre:DesignFerroviasInovaçãoSetor de transporteTransportes

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo