- 1. Ioga - razões para praticar
1 /10(ThinkStock)
São Paulo - Há dez anos, o cirurgião plástico Rodrigo Duprat descobriu no Ioga uma alternativa para aliviar a rotina exaustiva de trabalho - repleta de cirurgias e viagens .
Hoje, além da medicina, Duprat é também mestre em Ioga e responsável pela formação de outros profissionais da prática.
De acordo com o especialista, para quem pretende começar a praticar a atividade, é preciso calma e bastante paciência no início.
“Primeiro, ouça seu corpo. Os limites físicos, mentais e emocionais devem ser superados, mas com tempo e bastante cautela”, explica Duprat.
Ainda segundo ele, as mudanças são sutis no começo, mas, quando começam a aparecer, são muito intensas e compensadoras.
"Também é importante respeitar os ciclos do corpo, os momentos de cansaço e indisposição física", afirma.
A pedido de EXAME.com, o cirurgião elencou 8 motivos para que as pessoas comecem a praticar Ioga.
A atividade, de acordo com Duprat, além de melhorar o condicionamento físico, ajuda também na concentração, na qualidade do sono e no equilíbrio emocional. Veja nas imagens as razões para você começar a praticar o Ioga e confira nossa playlist no Spotify para acompanhar a prática.
2. Aumenta a sensibilidade dos sentidos 2 /10(ThinkStock)
"O Ioga nos torna indivíduos mais atentos, focados e sensíveis ao que está ao nosso redor. Isso melhora nossa sensibilidade e intensifica as sensações", explica Duprat.
3. Melhora a concentração 3 /10(ThinkStock)
Segundo o especialista, a prática dá serenidade e melhora o foco. "Além do corpo, a mente também é exercitada e se torna muito mais precisa, melhorando a execução das tarefas do nosso dia a dia", explica.
4. Aumenta a paciência e cautela 4 /10(ThinkStock)
O Ioga dá as ferramentas necessárias para desenvolver um maior controle emocional, afirma Duprat. Segundo ele, a prática acalma, ensina a controlar o ritmo respiratório e a tomar decisões menos impulsivas.
5. Dá mais disposição e energia 5 /10(ThinkStock)
Fazer Ioga pela manhã dá mais disposição para enfrentar o dia. "Além de deixar a mente tranquila, a atividade alonga e fortifica os músculos e dá uma dose extra de energia para o corpo", diz o especialista.
6. Reduz o estresse 6 /10(ThinkStock)
Está tendo um dia ruim? Pare e respire, literalmente, ensina Duprat. Para o especialista, em exercício de Ioga fácil para reduzir o estresse instantaneamente é prestar atenção na respiração. "Se ela estiver curta e ofegante, feche os olhos e tente inspirar profundamente. Em seguida, libere, lentamente, o ar dos pulmões. Repita o exercício algumas vezes e vá contando quanto dura cada série. Com o tempo, você vai perceber que a respiração ficará mais longa e ritmada, aumentando a sensação de relaxamento", afirma.
7. Alonga e fortalece o corpo 7 /10(ThinkStock)
De acordo com o médico, o grande diferencial do Ioga na comparação com outras atividades é que ele trabalha o organismo como um todo: mente, emocional e físico. "As posições, além de proporcionarem relaxamento, ajudam a alongar e fortalecer o tônus, trabalhando diversos grupos musculares ao mesmo tempo, de maneira integrada", explica. Além de um corpo mais definido, Duprat desenvolve um alinhamento postural e melhora nas dores musculares.
8. Proporciona equilíbrio emocional 8 /10(ThinkStock)
A prática trabalha profundamente a mente, alcançando, inclusive, o inconsciente. "Com o tempo, quem pratica começa a sentir um maior controle das emoções, serenidade e maior capacidade para lidar com situações difíceis".
9. Melhora a qualidade do sono 9 /10(ThinkStock)
Algumas posições do Ioga tem o poder de relaxar o corpo e ajudar a adormecer mais rápido, explica Duprat. "Além disso, o controle da respiração também melhora a oxigenação e proporciona uma sensação de relaxamento e serenidade."
10. Falando em saúde 10 /10(ThinkStock)