6 jatinhos executivos de causar inveja na Labace
Confira alguns modelos de jatinhos que despertarão a cobiça na Labace, a maior feira de aviação da América Latina, que começa nesta quarta-feira em São Paulo
Da Redação
Publicado em 13 de agosto de 2012 às 20h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h19.
São Paulo – Os fãs dos jatinhos executivos poderão matar a vontade de ver de perto as últimas novidades nessa área nos próximos dias. A feira de aviação Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) vai do 15 ao dia 17 deste mês no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Mais de 70 aeronaves executivas estarão à mostra em meio a 190 expositores. A feira funcionará das 12h às 21h, exceto na sexta-feira, quando se encerram as atividades às 20h. Os ingressos custam 200 reais. Enquanto a Labace não abre suas portas, confira alguns dos jatinhos executivos que são destaque no evento.
O espaçoso modelo Lineage 1000, da Embraer, será apresentado pela primeira vez na Labace. O modelo lançado em 2006 é usado atualmente pela Presidência da República e é o maior jato executivo da empresa. O Lineage 1000 tem capacidade para até 19 passageiros, além da tripulação, e possui uma ampla cabine, de 115,7 metros cúbicos. Com uma velocidade máxima de 890 quilômetros por hora, ele tem um alcance de mais de 8.300 quilômetros. O preço do jato gira em torno de 55 milhões de dólares. Além dele, a Embraer ainda vai mostrar o entry-level Phenom 100, o light Phenom 300 e o large Legacy 650.
Com capacidade para até 19 passageiros, o Bombardier Global 6000 também estará na feira Labace. A aeronave apresenta uma cabine de 60,6 metros cúbicos e tem um sistema multimídia completo. Sua performance é imponente, impulsionada por duas turbinas Rolls-Royce Deutschland BR710A2-20. Seus motores garantem uma velocidade máxima de até 950 quilômetros por hora e um alcance que pode chegar a 11 mil quilômetros. O custo desse luxo é de aproximadamente 50 milhões de dólares.
Com um porte menor do que o modelo Global 6000, o Learjet 60 XR, da Bombardier, comporta de oito a dez passageiros e tem um alcance de 4.400 quilômetros. O avião é equipado com refrigerador, micro-ondas, forno elétrico, cafeteira e armário para talheres, pratos e copos. Aparelhos de CD e DVD, telefone por satélite e internet também são alguns dos atributos. Por alcançar 15,5 mil metros de altura em menos de 30 minutos, o Learjet 60 XR é considerado um bom modelo para desviar de condições climáticas adversas, como tempestades e turbulências. Um modelo novo tem o preço em cerca de 13 milhões de dólares. Além desse modelo e do Global 6000, a Bombardier ainda apresenta na Labace o Challenger 300.
Com uma cabine ampla, de 75 metros quadrados, o jato executivo ACJ318, da Airbus, comporta até 19 passageiros com conforto. O modelo, cujo preço é estimado em 65 milhões de dólares, tem um alcance de 7,8 mil quilômetros e velocidade máxima de 1.005 quilômetros por hora. Esse é o segundo ano consecutivo que o modelo é apresentado pela Airbus, sendo a maior aeronave do evento.
O alcance do jato executivo francês Dassault Falcon 2000XL é de mais de 7,4 mil quilômetros, com uma velocidade máxima que chega a 685 quilômetros por hora. A aeronave, que participa da feira em Hampshire, na Inglaterra, tem um volume de cabine de 29 metros cúbicos, que comporta até seis passageiros. Um destaque desse modelo é a sua rapidez na decolagem, sendo capaz de alcançar 12.500 metros de altura em apenas 19 minutos - gastando menos combustível do que a concorrência na mesma categoria. O preço do Dassault Falcon 2000XL gira em torno dos 30 milhões de dólares. Além dele, a Dassault Falcon vai apresentar o modelo Falcon 7X, na Labace.
O modelo Gulfstream G550 é usado pelo empresário Eike Batista e também participa da feira. A aeronave americana custa mais de 60 milhões de reais e tem itens luxuosos, como persianas elétricas e porcelana chinesa, e de necessidades de executivos, como impressora, comunicação via satélite e conexão wireless. A velocidade máxima do Gulfstream G550 é de 950 quilômetros por hora e a autonomia de voo ultrapassa 12 mil quilômetros. Com dois motores Rolls-Royce, o modelo tem capacidade para transportar até 18 pessoas confortavelmente. A Labace também apresenta os modelos G450, com o novo interior “Elite”, e o G150.
Mais lidas
Mais de Casual
8 restaurantes brasileiros estão na lista estendida dos melhores da América Latina; veja rankingNovos cardápios, cartas de drinques e restaurantes para aproveitar o feriado em São PauloA Burberry tem um plano para reverter queda de vendas de 20%. EntendaBernard Arnault transfere o filho Alexandre para a divisão de vinhos e destilados do grupo LVMH