São Paulo – Conhecida como a “Suíça brasileira”, Gramado fica a 900 metros de altitude, na Serra Gaúcha. Para conhecê-la, o melhor é sair a pé pelas suas ruas, cujas casas e outras construções evocam o estilo da Bavária. Uma opção é dar uma esticada até as outras cidades da região, como Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi. Nas temporadas mais severas, a temperatura chega a descer abaixo de zero – prepare-se.
Se você está cansado do roteiro tradicional, uma opção menos conhecida é Domingos Martins, no Espírito Santo. Na paisagem, seu principal ponto turístico é a Pedra Azul (foto), mas a cidade conta com outras atrações. O Festival da Imigração Alemã ocorre nesta época do ano, e é uma oportunidade para provar pratos típicos dos povos que colonizaram a região, além de mergulhar um pouco em sua cultura e festas. A sede da cidade, conhecida também como Campinho, fica a 542 metros de altitude.
Pensar em temporada de inverno sem falar de Petrópolis é como pensar em frio sem fondue. Fundada por Dom Pedro II na região serrana do Rio de Janeiro, a cidade abriga importantes construções daquela época, como o Museu Imperial. A 838 metros de altitude, Petrópolis tem uma temperatura média de 15 graus nos meses mais frios do ano.
Monte Verde é a opção de Minas Gerais para a temporada de inverno. Situada a 1.554 metros de altitude, esse distrito de Camanducaia é procurado também por aqueles que desejam fazer trilhas. Um dos roteiros mais populares é o da Pedra Redonda (foto), que passa por algumas das montanhas que rodeiam Monte Verde. Nos meses mais frios, a temperatura costuma ficar ao redor de 9 graus.
Sim, é o destino de inverno mais manjado do Brasil. Mas quem resiste a visitar a cidade mais alta do país, localizada a 1.628 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira? Do festival de inverno, com a já consagrada programação de música erudita, aos chocolates, vinhos e restaurantes, tudo fará com que você sinta menos frio – ainda que a temperatura possa baixar para cerca de 5 graus nas épocas mais rigorosas. E admita: quantas vezes você não cedeu à tentação, pegou o carro e deu uma esticadinha até lá? Ou, pelo menos, não ensou em fazê-lo?