Casual

5 cidades brasileiras que vale a pena conhecer a pé

No Dia Mundial sem Carro, conheça algumas regiões do país para serem exploradas a partir de boas e longas caminhadas

Ouro Preto, em Minas Gerais, vale a pena ser conhecida a pé (Booking/Divulgação)

Ouro Preto, em Minas Gerais, vale a pena ser conhecida a pé (Booking/Divulgação)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 22 de setembro de 2017 às 10h00.

Última atualização em 22 de setembro de 2017 às 10h20.

São Paulo - Viajar é uma delícia e para não perder nenhum detalhe ao conhecer um novo destino, nada melhor do que desbravar a região a partir de longas caminhadas.

No Brasil, até mesmo por conta da geografia, muitas cidades turísticas se tornam mais interessantes quando exploradas a pé.

Na data em que se celebra o Dia Mundial sem Carro, o Booking.com, site especializado em viagens, selecionou - com a ajuda da avaliação de seus usuários - cinco cidades brasileiras que vale a pena conhecer a pé.

Se você pretende visitar algumas das regiões listadas em breve, a dica é: deixe o carro de lado, o meio ambiente agradece, e use um calçado bem confortável.

Veja a seguir a seleção:

Curitiba, Paraná

- (Booking/Divulgação)

Embora seja uma das maiores capitais do Brasil, Curitiba é uma cidade que vale a pena ser explorada a pé. Desde 2012, a prefeitura incentiva os visitantes a conhecerem os principais pontos turísticos sem carro. Existe, inclusive, um roteiro batizado de "Conheça Curitiba a pé", que dá dicas de como explorar a região sem a necessidade de um automóvel. Mas se no final do dia o cansaço bater, o transporte público da cidade é um dos melhores do país.

Olinda, Pernambuco

- (WEB/Reprodução)

Olinda é uma cidade pequena que dispensa o uso de carro principalmente por conta de sua estrutura - a cidade possui inúmeras ladeiras de pedra. Deixar o carro de lado permite ao turista também ver de perto os detalhes da arquitetura da região, casinhas coloridas e casarões com mais de 300 anos são alguns dos destaques.

Penedo, Rio de Janeiro

- (Booking/Divulgação)

Penedo, no Rio de Janeiro, é também conhecida como a “Finlândia Brasileira” e essa fama não é à toa. A região é a principal colônia finlandesa do Brasil fora do sul do país e isso reflete na arquitetura da cidade, marcada por casinhas coloridas e muitas flores. A cidade abriga a Casa do Papai Noel, muitas fábricas de chocolates e tem a vegetação predominada por araucárias.

Ouro Preto, Minas Gerais

- (Song Wei Wei/Latinstock/Divulgação)

Assim como Olinda, Ouro Preto também possui estrutura que dificulta a circulação de carros. A cidade possui museus centenários, como o Museu da Independência. Já a arquitetura da cidade é extremamente rica em detalhes que só podem ser percebidos se vistos bem de perto.

Holambra, São Paulo

- (WEB/Reprodução)

O nome já diz tudo. Isso mesmo Holambra é uma cidade que pode fazer você se sentir na Holanda. Por lá, tudo lembra o país europeu, as flores, os moinhos, as casas e até as comidas. A cidade é conhecida como a capital nacional das flores e promove todos os anos a Expoflora – maior exposição de flores da América Latina.

Acompanhe tudo sobre:CuritibaTurismoViagens

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo