5 bilionários que levam um “modesto” estilo de vida
Mark Zuckerberg e Warren Buffett são alguns dos ricaços que, apesar de suas grandes fortunas, não levam um cotidiano de ostentação
Da Redação
Publicado em 6 de abril de 2012 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.
São Paulo – O criador do Facebook Mark Zuckerberg só comprou sua primeira casa em maio do ano passado, mais de três anos depois de ser tornar bilionário mais jovem do mundo. Antes disso, ele morava de aluguel, em Palo Alto, nos Estados Unidos. Atualmente, com um patrimônio de 17,5 bilhões de dólares, ele mantém o padrão modesto com uma casa que vale “apenas” sete milhões. O imóvel fica na cidade de Menlo Park, na Califórnia, tem 522 metros quadrados, dois andares, cinco quartos, cinco banheiros, um grande quintal, área de churrasqueira, piscina e spa. Essa modéstia também se traduz no carro que ele costuma dirigir, ao lado de sua namorada. Por diversas vezes, ele foi visto dirigindo um Acura TSX, modelo de luxo que custa a partir de 30.000 dólares. Uma pechincha perto do que ele poderia comprar.
Morando na mesma casa desde 1958, Warren Buffett nem parece ser a terceira pessoa mais rica do mundo, com renda de 44 bilhões de dólares. A residência de 557 metros quadrados fica em Omaha, nos Estados Unidos, tem cinco dormitórios e, quando foi comprada, valia 31.500 dólares. Hoje a casa vale em torno de 700.000 dólares e é de lá que ele transmite os resultados anuais aos investidores da Berkshire Hathaway. Além desse, ele tem outro imóvel em Laguna Beach, na Califórnia, no valor de quatro milhões de dólares. Sem muitos luxos, o investidor também dispensa motorista e dirige seu próprio carro, um Cadillac DTS, cujo preço gira em torno 50.000 dólares.
69 bilhões de dólares. Esse é o patrimônio de Carlos Slim, o homem mais rico do mundo. Mesmo com toda essa fortuna, o dono da América Móvil mantém uma vida de poucos luxos. Há mais de 30 anos, ele mora na mesma casa de seis dormitórios, na Cidade do México. Hoje, aos 72 anos, ele ainda dirige seu próprio carro, uma Mercedes 4X4, e não se importa em gastar com iates ou aviões particulares. Sua paixão mais cara são as obras de arte que compra e coleciona – ultrapassando a marca de 70.000 itens. Por mês, ele usa aproximadamente 24.000 dólares com despesas pessoais, uma quantia que pode ser considerada bem modesta para quem detém a maior fortuna do planeta.
O indiano Azim Premji é um dos homens mais ricos da Índia, mas, ainda assim, não é afeito a extravagâncias. Com patrimônio de 13 bilhões de dólares, o dono da empresa de TI Wipro dirige um Toyota Corolla, cujo modelo mais recente gira em torno de 90.000 reais, e costuma viajar de avião pela classe econômica. Quando sai da cidade indiana de Bangalore, onde mora, ele evita ao máximo ficar em hotéis caros, hospedando-se em casas de hóspedes de sua empresa. Até no casamento de um de seus filhos, o magnata preferiu economizar. Na ocasião, o jantar foi servido em pratos de papel.
Apesar de seu patrimônio de 1,6 bilhão de dólares, o professor de ciência da computação da universidade de Stanford David Cheriton não gosta da ideia de ter um estilo de vida de alto padrão. Por isso, ele se recusa a comprar mansões ou carros de luxo. Desde 1981, ele mora na mesma residência e seu automóvel é um Volkswagen de 1986. Ele também é conhecido por cortar o próprio cabelo, usar roupas casuais e pedalar até o trabalho e nas horas de lazer.