Oaxaca, no México, foi a grande vencedora de 2022 (Infinita Highway/Getty Images)
Gabriel Aguiar
Publicado em 17 de julho de 2022 às 10h00.
Última atualização em 17 de julho de 2022 às 22h28.
É difícil imaginar quais são as melhores cidades do mundo? Para democratizar essa decisão, a Travel + Leisure divulga, todos os anos, uma lista com localidades escolhidas pelos próprios leitores – e que levam em consideração detalhes como hotéis, restaurantes com classificação Michelin, patrimônios culturais, principais atrações e, desde o começo da pandemia, protocolos contra covid-19.
VEJA TAMBÉM
Em relação aos vencedores de 2021, a lista atual traz pontos importantes, como a volta de Florença, na Itália, entre as cinco principais cidades (na quarta posição, após subir duas colocações); enquanto San Miguel de Allende, no México, perdeu a preferência absoluta e, neste ano, ficou apenas vice; e a indiana Udaipur, por sua vez, despencou do segundo lugar para apenas 10º agora em 2022.
Só que a relação de melhores cidades do mundo também trouxe de volta lugares que venceram em 2020 e ficaram de fora no ano passado, como Mérida, no México, que ficou na 12ª posição – que foi considerado hub na região de Yucatán e elogiado pelos leitores por conta de música, gastronomia e dança –; além de Sevilha, na Espanha, que retornou ao ranking em 2022 como a 11ª cidade.
Só não dá para esquecer o principal destaque da lista: a mexicana Oaxaca, que saltou da 8° posição no último ano para o topo na votação mais recente. E os leitores apontaram como principais pontos a cultura indígena zapoteca na culinária local – além de os tradicionais mole e mezcal –, assim como a arquitetura do século XVII, o mercado de artesanato, a coquetelaria e a amabilidade local.