15 vinhos e cervejas que combinam com chocolate
Apesar de parecer uma mistura inusitada, é possível apreciar essas paixões sem prejudicar o sabor
Da Redação
Publicado em 30 de março de 2013 às 07h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h40.
São Paulo – Misturar vinho ou cerveja com chocolate pode parecer uma ideia mirabolante para alguns, mas é possível. A harmonização desses itens amados nem sempre é fácil, mas o resultado pode surpreender. Segundo o sommelier Arthur Azevedo, no caso dos vinhos, o ideal é optar por bebidas doces, com alto teor alcoólico, evitando os envelhecidos e muito complexos. Já a versatilidade da produção das cervejas é o que rende combinações bastante interessantes, principalmente entre as que possuem malte torrado. A seguir, você confere algumas sugestões indicadas por Azevedo e por Demian Salles, beer sommelier do Mr. Beer.
Preço: 91,20 reais na Adega Alentejana Descrição: Vinho do porto é uma boa pedida para beber com chocolate e o Porto Burmester LBV 2006 é uma das opções mais indicadas, de acordo com Arthur Azevedo. Esse rótulo tem teor alcoólico de 20%, aromas variados de frutas tropicais e silvestres, uvas maduras, evoluindo para notas de cacau, chocolate e leve torrado de madeira. Na boca, é denso e opaco.
Preço: 122,38 reais (safra de 2004), 134,62 reais (safra de 2005 e 2007) na Vinissimo Descrição: O vinho do porto Eirados LBV vai bem não apenas com chocolate, mas também com sobremesas à base de ovos e queijos como o da Serra da Estrela e Stilton. A bebida tem cor rubi escura e traz aromas fechados de frutos como amora e framboesa, com notas florais. Na boca, percebe-se a concentração de frutas, com doçura e acidez equilibradas.
Preço: 98 reais na Winebrands Descrição: Esse vinho português tem um forte tom vermelho rubi, com aromas de frutas silvestres, como amoras e framboesas, e toque floral. O sabor traz notas de cacau e especiarias. As sobremesas de frutas vermelhas e pretas também combinam com essa bebida, que vai muito bem com doces de chocolate. Há ainda uma bela harmonização com queijos duros e charutos.
Preço: 116,42 na Mistral Descrição: Servido como aperitivo, com queijos azuis ou com chocolate, o Banyuls Chapoutier, produzido no sul da França, é um tinto doce feito com uvas carignan e grenache. No método de produção, é adicionada aguardente na longa maturação, para interromper a fermentação.
Preço: 68 reais na Inovini Descrição: O chocolate indicado para comer junto com o Moscatel de Setúbal Alambre é aquele com alto teor de cacau (mais amargo), mas ele também combina com chocolate branco. Esse rótulo tem aroma intenso, frutado, com notas de laranja, grapefruit, damasco, flores, caramelo e frutos secos, além de um sabor fresco e de longa persistência.
Preço: 98 reais na Casa Flora Descrição: Esse vinho tem uma coloração âmbar escuro, com aromas de nozes, melaço e baunilha, com notas de noz tostada e caramelo. Com acidez e doçura bem equilibradas, ele vigoroso e persistente na boca. Vai bem não só com chocolate, mas também com outras sobremesas e queijos.
Preço: 155 reais na Qualimpor Descrição: Os aromas que saltam do Porto LBV Quinta do Crasto são frescos, com notas de frutos vermelhos, maduros, secos e flor de esteva, enquanto a cor é violeta escuro. Na boca, os taninos são finos e firmes, com final fresco e persistente.
Preço: 586 reais na Grand Cru Descrição: Esse vinho português é envelhecido por 20 anos em barris de carvalho e sua degustação traz notas de flores, amêndoas e frutas frescas, além de uma textura aveludada na boca, com um final longo. Segundo o sommelier Arthur Azevedo, garrafas deste tipo vão bem com chocolates recheados com frutas secas.
Preço: 60 reais na Grand Cru Descrição: Da mesma vinícola Quinta do Noval, esse vinho tem uma cor intensa em tom rubi, com uma degustação que traz notas de frutas maduras, frescas, vermelhas, com taninos de estrutura sólida e final longo. Como um bom representante dos tipos do Porto LBV, ele harmoniza mais com chocolates de mais de 60% de cacau.
Preço: 190 reais na Casa Flora Descrição: Esse exótico rótulo é uma boa parceria para chocolates mais doces, além de sobremesas feitas com frutas secas e queijos salgados. Os aromas trazem toques de frutas secas, cítricas, mel e balsâmico. Enquanto isso, na boca, vem doce, com alta acidez, final muito longo e retro-gosto de frutas secas e mel.
Preço: 445,17 reais na Vinissimo Descrição: De cor âmbar muito escuro, o Bodegas Tradición Pedro Ximenes VOS é quase negro. Seus aromas são de frutas caramelizadas, melado de cana, especiarias, tostados e notas de oxidação. Na boca, a acidez fica equilibrada com a intensa doçura, trazendo ainda uma longa persistência e um retro-olfato de melado de cana. Além do chocolate, ele combina com frutas ácidas, como o abacaxi.
Preço sugerido (SP): 43,90 na Mr. Beer Descrição: No grupo das cervejas, a Epic 825 State Stout é uma das que combinam com chocolate meio-amargo. Entre os aromas dessa unidade estão o toffee, chocolate, mocha, café e sementes oleaginosas assadas. Essas características são provenientes dos maltes especiais, como o de aveia e do lúpulo presentes. O teor alcoólico do rótulo é 6,5% e a melhor temperatura para apreciar a bebida é de 8°C a 12°C.
Preço sugerido (SP): 23,90 na Mr. Beer Descrição: Chocolate branco e ao leite são os indicados para degustar acompanhados da Kriek MAX, que possui 25% de cerejas e mistura os tipos lager e lambic. A coloração desta bebida é avermelhada, os aromas são de cereja e florais, enquanto, na boca, sente-se acidez e leve doçura. A temperatura para consumo é entre 5°C e 8°C.
Preço sugerido (SP): 23,90 na Mr. Beer Descrição: Com maltes de trigo e de cevada, essa lambic de framboesa tem cor avermelhada, com aromas da fruta, de madeira e toque floral. Seu sabor é, ao mesmo tempo ácido e picante, e o teor alcoólico é de apenas 3%. A melhor combinação é com chocolates branco e ao leite. A melhor temperatura para servir é entre 5°C e 8°C.
Preço sugerido (SP): 23,90 na Mr. Beer Descrição: A lambic de maracujá Passion MAX tem cor amarelo-alaranjado, aromas de frutas cítricas e de flores. Acidez e leve doçura são o que caracteriza o sabor dessa cerveja, que vai bem principalmente com chocolates branco e ao leite. A melhor temperatura para consumo é entre 4°C e 6°C.