11 sinais de que você na realidade é uma pessoa "Tipo A-"
Mas lembre-se: os fatos científicos sobre tipos de personalidade estão longe de ser definitivos
Da Redação
Publicado em 31 de agosto de 2015 às 21h20.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h34.
São Paulo - Muitas pessoas se identificam como personalidades do Tipo A, mas não faltam pessoas que ficam no meio, entre o Tipo A e o Tipo B. É nesse meio termo que se encaixam as pessoas do “Tipo A-”. Os fatos científicos sobre tipos de personalidade estão longe de ser definitivos. Além disso, pesquisadores já explicaram que esses rótulos não são exatos e que os traços de personalidade na realidade são variadíssimos. O mais provável é que você se enquadre mais no espectro de um “Tipo A” ou um “Tipo B”. Porém, segundo a teoria convencional, as pessoas do Tipo A- são aquelas que arrumam a cama perfeitamente todas as manhãs, mas deixam os sapatos soltos no meio do quarto. Elas completam prontamente todas as tarefas no trabalho, mas, em casa, adiam a hora de esvaziar a máquina lava-louças. Em outras palavras, são exigentes em relação à maioria das coisas, mas despreocupadas com outras. Soa familiar? Você talvez seja uma das muitas pessoas que fazem parte desse espectro. Veja 11 sinais de que você, na realidade, é uma pessoa A-:
Não importa se for uma partida de Uno ou se é correr tanto quanto a garota que está na esteira ao seu lado. Tudo é competição, e toda competição é para valer.
Você não apenas recusou um convite para uma noite de jogos, como também, com facilidade igual, recusou a ideia de ir para a academia uma noite. A vitória pode esperar por um dia em que você não esteja exausto.
Para você, seria melhor não receber e-mails no celular que ver aquela temida notificação vermelha aparecendo acima do aplicativo. Há pessoas que têm 9.677 e-mails não lidos e há o pessoal do Tipo A que tem uma caixa de entrada com tudo lido. Você é do segundo tipo.
Ninguém vê o que está em suas gavetas, e você sabe onde fica cada coisa. Não é preciso gastar tempo para organizar as gavetas por cores, também.
Para a pessoa do Tipo A, cada tarefa é urgente, e a ideia de se atrasar a deixa estressada. Isso, somado ao fato de você valorizar o cumprimento de metas, provavelmente faz com que você seja uma das primeiras pessoas do escritório a chegar à sua mesa de trabalho.
Sim, aquela mentalidade ligeiramente perfeccionista pode ser fantástica sob alguns aspectos, mas faz com que você seja um dos últimos a sair de casa. Você tinha que mandar só mais um e-mail, tinha que retocar as unhas ou trocar sua camisa.
E-mails? Ticado. Reuniões? Feito. E você ganha pontos de bônus se anotar as tarefas que já completou, só para poder passar um risco por cima.
Você tem coisas melhores a fazer que passar um dia inteiro separando suas roupas coloridas das brancas e esperando que sequem. Você ainda tem roupa íntima suficiente, então para quê?
Filas longas são a pior coisa do mundo para você, provavelmente porque há um milhão de coisas mais produtivas que você poderia estar fazendo.
Segundo pesquisas sobre o assunto, as pessoas que se identificam claramente como Tipo A também têm dificuldade em relaxar. Mas para você não há problema algum em passar um dia em seu apartamento sem fazer nada. Depois de trabalhar tanto durante a semana, você merece isso.
Porque você sabe que nem todo o mundo se enquadra em uma definição perfeita. Como na escola, quando você ganhou uma nota A- em uma prova para a qual estudou muito, aquele sinalzinho de “-” não chega a incomodá-lo. Afinal, um A ainda é um A, certo?