São Paulo - Não é só o cargo que eles têm em comum. Pesquisa realizada pelo Career Builder mostra características que repetem no perfil de diretores e presidentes de empresa. Participaram do levantamento 500 executivos do chamado C-level, ouvidos nos dois últimos meses do ano passado. Das longas jornadas de trabalho à escolha por bebidas não alcoólicas em happy hours, os perfis têm várias semelhanças. Confira algumas delas:
2. Longos expedientes para a maior partezoom_out_map
2/9(Thinkstock)
Apenas 9% dos executivos trabalham menos de 40 horas por semana. Expedientes semanais entre 40 e 49 horas são rotina para 58% dos executivos. Para 32% dos participantes da pesquisa, a semana tem 50 horas de trabalho ou mais.
3. Terno e gravata perdem popularidadezoom_out_map
3/9(Thinkstock)
O terno e a gravata já foram (bem) mais populares entre os executivos. De acordo com a pesquisa do Career Builder, apenas 1 em cada 5 entrevistados declarou o uso diário de terno e gravata no trabalho.
A maioria dos executivos (58%) prefere usar roupas menos formais para trabalhar, como camisa e calça. Há ainda aqueles que vão trabalhar de jeans e até de shorts, que são 18% segundo a pesquisa.
Roupas pretas ganham mais destaque no armário dos executivos. Enquanto o preto é a cor preferida de 32%, o azul marinho é a escolha principal de 31%. O cinza também aparece, com 10% da preferência.
Em vez do banco de trás, o volante. A pesquisa mostra que 79% dos executivos vão dirigindo para o trabalho. Na garagem, 24% dizem estacionar um SUV e 22%, um sedã médio. Outros 10% disseram que circulam de sedã de luxo.
7. Happy hours sem álcool para a maioriazoom_out_map
7/9(Thinkstock)
Bebidas alcóolicas não são a opção da maioria dos executivos (62%) nos happy hours de trabalho. A pesquisa indica que 23% ficam apenas no refrigerante, 19% bebem água e 13%, café. Outros 7% passam o happy hour sem nada no copo. Entre o grupo dos que bebem álcool, cerveja e vinho são as escolhas mais frequentes. As duas bebidas empataram com 13% da preferência. Outros 8% tomam bebidas alcóolicas diversas.
Enquanto 80% dos executivos são destros, os canhotos são 13%, o que significa uma proporção de quase sete para um. Mas há também um grupo de 8% dos participantes da pesquisa do Career Builder que declarou ter habilidades semelhantes com as duas mãos.
9. Agora, confira como é o aperto de mãos de negócios mundo aforazoom_out_map
Edson Borgo, CEO da Ecosmetics, após uma transição de carreira, empreendeu do zero e transformou desafios em uma trajetória de sucesso. O próximo investimento será uma fábrica de R$ 12 milhões na Bahia