O verbo "haver": o uso correto e dicas para não errar

O verbo haver é utilizado no impessoal e, portanto, sempre na 3ª pessoa do singular - e o jornalismo português faz um ótimo uso dele
 (reprodução/Getty Images)
(reprodução/Getty Images)
Por Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)Publicado em 18/05/2022 07:00 | Última atualização em 18/05/2022 09:29Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)

No telejornal português, aparece uma frase:

“A seis meses já há clima pré-eleitoral”

Além de toda a concisão e o intelecto do jornalista Nelson Garrone, o qual teceu várias visões políticas, a chamada traz uso benéfico da nossa Língua Portuguesa.

Leia também:

A preposição “a” – na relação temporal – indica futuro, como nas conhecidas expressões: “daqui a seis meses”, “daqui a um determinado tempo”. De outra sorte, é válida a lembrança: caso houvesse a referência pretérita, o uso seria do verbo haver: “há seis meses”, “há um tempo”.

Por essa precisão na temporalidade, é pleonástica a expressão “há tantas semanas atrás”. O termo “atrás” é desnecessário e deselegante nesse tipo de construção.

Nota: no telejornalismo português, vê-se uso privilegiado do verbo haver, no sentido de existir. Além de extrema elegância, a impessoalidade gera uma frase breve, objetiva.

Duas construções a serem comparadas:

“Mesmo faltando seis meses, estamos em clima pré-eleitoral.”
(Menos concisa)

“A seis meses já há clima pré-eleitoral.”
(Mais concisa)

Brevidade é uma qualidade de quem se habitua a revisar textos, evitando excessos, o que é desnecessário.
Sob o ponto de vista da concordância verbal, o verbo haver é invariável, ou seja, não irá para o plural (mesmo em locuções):

“Deve haver campanhas eleitorais.”
“Há campanhas eleitorais no Brasil.”
“Pode haver campanhas eleitorais.”

Ao buscar textos objetivos, considere o bom exemplo do jornalismo português: haver sim!

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.