O verbo "haver": o uso correto e dicas para não errar
O verbo haver é utilizado no impessoal e, portanto, sempre na 3ª pessoa do singular - e o jornalismo português faz um ótimo uso dele
(reprodução/Getty Images)
18 de maio de 2022, 09h29
Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
No telejornal português, aparece uma frase:
“A seis meses já há clima pré-eleitoral”
Além de toda a concisão e o intelecto do jornalista Nelson Garrone, o qual teceu várias visões políticas, a chamada traz uso benéfico da nossa Língua Portuguesa.
Leia também:
- Cinco exemplos de regências cotidianas e como nunca mais errar
- Três perguntas da entrevista de emprego que você precisa saber a resposta
- Universidade de Cambridge: mil bolsas para curso e não precisa de inglês
A preposição “a” – na relação temporal – indica futuro, como nas conhecidas expressões: “daqui a seis meses”, “daqui a um determinado tempo”. De outra sorte, é válida a lembrança: caso houvesse a referência pretérita, o uso seria do verbo haver: “há seis meses”, “há um tempo”.
Por essa precisão na temporalidade, é pleonástica a expressão “há tantas semanas atrás”. O termo “atrás” é desnecessário e deselegante nesse tipo de construção.
Nota: no telejornalismo português, vê-se uso privilegiado do verbo haver, no sentido de existir. Além de extrema elegância, a impessoalidade gera uma frase breve, objetiva.
Duas construções a serem comparadas:
“Mesmo faltando seis meses, estamos em clima pré-eleitoral.”
(Menos concisa)
“A seis meses já há clima pré-eleitoral.”
(Mais concisa)
Brevidade é uma qualidade de quem se habitua a revisar textos, evitando excessos, o que é desnecessário.
Sob o ponto de vista da concordância verbal, o verbo haver é invariável, ou seja, não irá para o plural (mesmo em locuções):
“Deve haver campanhas eleitorais.”
“Há campanhas eleitorais no Brasil.”
“Pode haver campanhas eleitorais.”
Ao buscar textos objetivos, considere o bom exemplo do jornalismo português: haver sim!
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.
Últimas Notícias
Vagas de emprego com foco em diversidade crescem 33% em 2022
Há menos de um minuto • 1 min de leituraPôr do sol ou pôr-do-sol? Professor de português explica
Há menos de um minuto • 1 min de leituraJaneiro Branco: 73% dos trabalhadores veem medo de julgamento como barreira para buscar tratamento
Há menos de um minuto • 1 min de leituraEstágio e trainee: Honda, Privalia, Reserva e mais empresas com vagas abertas
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais