Carreira

Os empregadores mais atraentes segundo jovens profissionais

Google lidera no ranking; levantamento foi feito com profissionais das 12 maiores economias - entre elas, o Brasil

Funcionários do Google na sede em Mountain View: apesar das ofensivas do Facebook, companhia de Larry Page segue como a mais queridinha (Divulgação)

Funcionários do Google na sede em Mountain View: apesar das ofensivas do Facebook, companhia de Larry Page segue como a mais queridinha (Divulgação)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 29 de setembro de 2011 às 07h36.

São Paulo - O Google continua sendo a empresa queridinha dos jovens profissionais. Segundo levantamento da consultoria Universum divulgado nesta quinta-feira, a companhia de Mountain View é o empregador mais atraente para quem faz carreira nas áreas de engenharia e negócios.

Para chegar aos 50 nomes dos dois rankings, a consultoria ouviu 160 mil engenheiros e profissionais da área de negócios das 12 maiores economias do mundo, entre elas, o Brasil.

Apesar dos solavancos das economias globais nos últimos anos, as companhias americanas ainda dominam as duas listas. No setor de negócios, 28 empresas são sediadas nos Estados Unidos. Em engenharia, 26. A Alemanha aparece em seguida com seis e oito empresas em cada ranking respectivamente.

Uma das constatações mais curiosas do levantamento é que as empresas financeiras estão ganhando mais adeptos entre os engenheiros, enquanto, as companhias de tecnologias cresceram no ranking de negócios.

A guerra por talentos é uma das justificativas para essa aparente inversão de papeis. Mas isso não é tudo. "Essa nova tendência é também resultado da crescente complexidade das companhias, em que as empresas financeiras estão firmando suas atividades em sistemas robustos de computador e as grandes empresas de tecnologia precisando mais e mais de pessoas da área de marketing e vendas para conquistar mais espaço no mercado", diz Claes Peyron, diretor da Universum para a Europa, em comunicado oficial da empresa.

Por outro lado, exceto pelo banco de investimetnos J.P. Morgan, outras companhias do setor perderam posições no ranking. O UBS caiu cinco posições, enquanto Bank of America e Credit Suisse caíram duas com relação ao mesmo ranking do ano anterior.

Confira quais são os 10 empregadores mais atraentes para profissionais de engenharia em 2011:

Ranking Companhia
1 Google
2 IBM
3 Microsoft
4 BMW
5 Intel
6 Sony
7 Apple
8 General Electric
9 Siemens
10 Procter & Gamble

Confira quais são os 10 empregadores mais atraentes na área de negócios em 2011

Ranking Companhia
1 Google
2 KPMG
3 PwC
4 Ernst & Young
5 Deloitte
6 Microsoft
7 Procter & Gamble
8 J.P. Morgan
9 Apple
10 Goldman Sachs
Acompanhe tudo sobre:Bancosbancos-de-investimentocarreira-e-salariosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEmpresas holandesasempresas-de-tecnologiaGoldman SachsGoogleIBMJPMorganKPMGListasPwCRankingsServiçosTecnologia da informação

Mais de Carreira

Planeje sua vida para 2025: essa aula gratuita vai ensinar como usar a IA para tirar sonhos do papel

Quer mudar de emprego em 2025? Veja como usar a IA para se destacar profissionalmente

Quer trabalhar com TI? Estudo mostra que salário no setor pode chegar a R$ 51 mil; veja lista

Opinião de CEO: 'Profissional mais afetado pela IA será aquele com diploma que pensava estar seguro'