A AI Academy foi desenvolvida de forma personalizada, em parceria com grandes empresas do ecossistema de educação e IA (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 13 de agosto de 2024 às 07h00.
Segundo o CEO Alberto Griselli, a TIM foca seu investimento em inteligência artificial na tarefa de melhorar o atendimento ao cliente.
“O que a gente está fazendo nesse momento é: você liga, o atendente coloca a pergunta no sistema de inteligência artificial, ele dá a resposta certinha e o tempo para te atender é mais curto”, ele detalhou em entrevista concedida à Bússola Executiva.
Em aplicações como essa, a tecnologia já conseguiu reduzir o tempo de atendimento em até 8%. O próximo passo para a empresa é garantir que esses atendentes, e outros funcionários, tenham pleno conhecimento do funcionamento e dos usos da IA.
Para isso, a empresa acaba de anunciar a fundação da AI Academy, iniciativa que capacitará os cerca de 10 mil colaboradores da empresa em inteligência artificial.
A AI Academy foi desenvolvida de forma personalizada, em parceria com grandes empresas do ecossistema de educação e IA, como:
A academia oferecerá jornadas de aprendizagem multiformatos em temas comportamentais e técnicos que habilitarão o uso da tecnologia para alavancar os desafios do negócio.
"Impulsionar o desenvolvimento de novas competências digitais às pessoas não é uma escolha, mas sim um imperativo para garantir a atuação delas nesse novo contexto digital”, diz Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM sobre as motivações da empresa.
A AI Academy da TIM oferecerá jornadas educacionais específicas com cursos online, lives, workshops e ações práticas e imersivas, como o HackaTIM e bootcamps.
Serão atendidos diferentes públicos dentro da empresa, incluindo desde os times técnicos de engenharia e tecnologia, o time profissional, liderança e executivos, além das equipes lojas e relacionamento com o cliente.
“´É uma iniciativa importante para capacitar nossos colaboradores a interagir com as principais tecnologias de mercado e estimular o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais nesse novo cenário”, diz a CIO da TIM, Auana Mattar
O índice de qualidade de satisfação no atendimento digital da TIM, em relação à internet fixa, foi de 6,41 para 6,8 entre 2022 e 2023, um crescimento de 6%.
Os números, reportados pela Anatel, refletem, em parte, a adoção da IA no atendimento digital. Lançada em 2020, a assistente virtual TAIS tem, em média, 76% de assertividade para compreender o contexto das conversas e oferecer respostas mais humanizadas aos clientes.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades