Bússola
Acompanhe:
Um conteúdo Bússola

Redes sociais e WhatsApp já respondem por 5% do faturamento da Camicado

Maior varejista brasileira de artigos para casa e decoração lançou três ações para impulsionar as vendas por redes sociais e reforçar estratégia omnichannel

Novas iniciativas visam ampliar vendas por canais digitais (Bussola/Divulgação)

Novas iniciativas visam ampliar vendas por canais digitais (Bussola/Divulgação)

B
Bússola

17 de outubro de 2022, 16h06

As vendas por redes sociais e WhatsApp já respondem por 5% do faturamento da Camicado, maior varejista brasileira de artigos para decoração. E o número deve continuar crescendo com as novas iniciativas da varejista que está apostando cada vez mais nos novos canais de social selling. “Seja em nossas lojas físicas, seja por meio dos canais digitais, nosso foco está em oferecer ao nosso cliente uma experiência omnichannel fluida e sem fricção, que supere suas expectativas, gerando encantamento”, afirma Natan Anaf, diretor da Camicado

A rede acaba de ampliar para todas as lojas o Camistars, iniciativa que treina e bonifica vendedores para que compartilhem sugestões de produtos em suas redes sociais, e o Camilovers, programa de marketing de afiliados da Camicado. Além disso, a empresa está levando a novas lojas o projeto Gerentes Digitais, plataforma de inteligência de vendas que permite que cada estabelecimento crie conteúdo personalizado nas redes sociais, conforme a realidade de cada região.

No programa Camistars, os vendedores das lojas físicas postam conteúdo em suas redes sociais explicando detalhes sobre produtos selecionados por eles mesmos e geram cupons de descontos. Houve um aumento médio de 20% na remuneração dos vendedores, segundo a companhia.

Hoje, o Camistars já corresponde a 7% de todas as vendas da Camicado no varejo online. Além disso, o tíquete fica, em média, 50% acima do registrado nos estabelecimentos, graças ao perfil assistido da venda. “O Camistars valoriza ainda mais a experiência de compra pelos canais digitais, gera aproximação e conexão entre a marca e os clientes e torna os colaboradores protagonistas desta comunicação com o consumidor, que hoje ultrapassa o âmbito da loja física”, diz Anaf.  

Digitalizar a força de venda, aproveitando as oportunidades nas redes sociais e no WhatsApp, também é a proposta da plataforma Gerente Digital, que tem sido implementada em um número crescente de lojas. A solução dá autonomia para que as equipes de loja criem conteúdo e priorizem produtos conforme a realidade de cada região, personalizando suas próprias postagens no Facebook e no Instagram.

Além disso, a ferramenta permite georreferenciar a publicidade, focando apenas nos consumidores do entorno daquela unidade. Atualmente, dez das 122 lojas participam do projeto, e a meta é triplicar a adesão até 2023. O projeto usa inteligência de mídia digital de performance para aumentar o engajamento do público local com as unidades contempladas, o que contribui para incrementar o resultado financeiro de cada uma.

A incorporação da tecnologia é estratégica para potencializar ainda mais as vendas via redes sociais e, principalmente, WhatsApp. Em 12 meses, as encomendas pelo app de mensagens cresceram 800%, e hoje já correspondem a 8% das vendas via canais digitais. Além disso, o WhatsApp representa um tíquete médio 50% superior ao do varejo físico.

Impulso para o programa de afiliados

Outra frente de vendas impulsionada pela Camicado é o Camilovers, seu programa de marketing de afiliados, realizado por meio da plataforma SocialSoul. Nela, influenciadores digitais escolhem os produtos que desejam promover e anunciam em seus próprios perfis de redes sociais e aplicativos de mensagens. Os links gerados para venda identificam o afiliado para remunerá-lo com uma comissão líquida de até 11%. Hoje, a ação já mobiliza 1,1 mil afiliados e corresponde a 5% das vendas do site da empresa.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Últimas Notícias

ver mais
Glaucia Guarcello: Em terra de AI, quem tem humanidade será rei
Bússola

Glaucia Guarcello: Em terra de AI, quem tem humanidade será rei

Há menos de um minuto • 1 min de leitura
/asbz e Prado Vidigal anunciam parceria focada em direito digital
Bússola

/asbz e Prado Vidigal anunciam parceria focada em direito digital

Há menos de um minuto • 1 min de leitura
Análise do Alon: O gato escaldado
Bússola

Análise do Alon: O gato escaldado

Há menos de um minuto • 1 min de leitura
Veja como se tornar um líder triple A
Bússola

Veja como se tornar um líder triple A

Há menos de um minuto • 1 min de leitura
icon

Brands

ver mais

Uma palavra dos nossos parceiros

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais