Qual o futuro dos shoppings?
Presidente da Abrasce faz um balanço dos debates promovidos pelo 16º Congresso Internacional de Shopping Centers
Mariana Martucci
Publicado em 23 de outubro de 2020 às 19h40.
Última atualização em 23 de outubro de 2020 às 20h27.
Foram três dias de debates valiosos. O 16º Congresso Internacional de Shopping Centers da Abrasce, que terminou ontem, 22, reuniu os maiores especialistas do setor para repensar o atual momento e o que vem pela frente. Realizado pela primeira vez em formato 100% digital, por causa dos desafios da pandemia, nossos painéis chegaram a ter centenas de usuários conectados simultaneamente. Um verdadeiro sucesso!
O último encontro de debates desta edição reuniu empresários e executivos que são referência no setor: José Isaac Peres, da Multiplan; Carlos Jereissati, da Iguatemi; Ruy Kameyama, da brMalls; Marcos Carvalho, da Ancar Ivanhoe; e Renato Rique, da Aliansce Sonae. Eles comentaram sobre os maiores desafios do segmento, os aprendizados deixados pela pandemia, a importância do mundo digital para o setor e adiantaram que vislumbram novembro e dezembro deste ano até melhores do que os mesmos meses do ano passado.
Nosso congresso também fez a ponte com a Europa e o mercado asiático. Tom Andrews, da HongKong Land; Samuel Hibel, da Kardan Land China; e Volker Kraft, sócio da ECE Alemanha, enfatizaram a importância das áreas de gastronomia dos shoppings e como elas têm avançado no mix dos empreendimentos. Mas nós, brasileiros, também mostramos como estamos avançados em diversos quesitos, entre eles, o de entretenimento, como bem observou Rafael Sales, da Aliansce Sonae.
E claro que não faltou tecnologia com a participação de Ernesto Villela, da Mimoo; Cibelle Ferreira, da Shopper Um; e Francisco de Frutos, da Plug and Play. Os três mostraram como o setor de shopping, que tem como característica inovar, pode evoluir ainda mais.
Quem acompanhou nossos painéis também teve uma excelente contextualização política e econômica com duas das mais renomadas jornalistas do país nessas áreas: Natuza Nery e Júlia Duailibi, além da participação do analista político da FSB Comunicação, Alon Feuerwerker.
A discussão ganhou peso com o tema da reforma tributária e os argumentos de Caio Megale, da XP Investimentos, e Jorge Antônio Rachid, consultor tributário e ex-secretário da Receita Federal, sobre como é importante pensarmos na sustentabilidade das contas públicas e que o momento é de focar na recuperação da economia e na manutenção dos empregos. Neste mesmo painel, o médico Fábio Gregory, do Hospital Sírio-Libanês, fez uma rica contribuição do que devemos esperar do novo normal.
Nosso conhecimento foi além com as reflexões do filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé. Ele nos alertou sobre um perfil de cliente mais exigente por ter mais opções de escolhas.
Além disso, até domingo, as pessoas ainda têm a chance de visitar a Exposhopping, a maior feira de negócios do setor da América Latina. E o melhor: ela é online e gratuita. Com uma experiência de imersão semelhante ao mundo físico, os participantes poderão navegar entre os estandes e interagir com expositores para saber mais sobre produtos e serviços.
* É presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)
Mais da Bússola:
Pesquisa: 6 em cada 10 consumidores já visitaram shoppings após retomada
Bússola & Cia: Mais R$ 10 bi para micro e pequenas empresas contra a crise
Bússola LIVE: CNI e líder do governo na Câmara debatem retomada econômica
Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | YouTube