PRIO cria série de vídeos para divulgar resultados de R$ 28 mi investidos em transformação social
O conteúdo do “PRIO Aulas” vai ao ar a partir desta segunda-feira, dia 27, e traz histórias e mensagens de fundadores, professores e alunos de projetos que ajudaram mais de 23 mil jovens em comunidades no Rio
Repórter Bússola
Publicado em 27 de novembro de 2023 às 18h30.
Última atualização em 28 de novembro de 2023 às 13h27.
Este ano, a PRIO manteve o apoio ativo a mais de 40 projetos sociais, culturais e esportivos, investindo cerca de R$ 28 milhões em uma agenda de transformação social baseada no poder da música e do esporte. Entre as ações destacam-se os programas Todos na Luta, Favela Brass e Instituto Reação, que já impactaram mais de23 mil jovens.
A companhia, amplamente considerada a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, acredita firmemente na missão de contribuir, retribuir e agregar valor à sociedade por meio desses projetos sociais. Para contar um pouco mais sobre eles, a PRIO lança nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, a“PRIO Aulas”, uma série de vídeos em suas redes sociais que irá contar detalhes sobre os 3 projetos de destaque.
- Lançamentos da Netflix em dezembro de 2023: veja os filmes e as séries
- Von der Leyen e Zelensky conversam sobre recomendações para entrada da Ucrânia na UE
- Comedy Royale, Trocados e Virgin River: veja o que entra na Netflix essa semana
- Robô aspirador: confira as melhores opções custo-benefício
- Passageiro abre porta de emergência e pula para a asa de avião nos EUA
- Round 6, União Instável e mais: veja o que entra na Netflix essa semana
A série contém depoimentos de alunos e professores que tiveram suas vidas impactadas pelas iniciativas. Contando suas histórias e falando sobre sua relação com a música e o esporte, os entrevistados seguem um formato único de entrevistas que alternam entre respostas do entrevistado e entrevistador, mostrando diferentes ângulos das mesmas questões.
“Antes de fazer judô, eu não tinha perspectiva de vida, nunca imaginava ser uma atleta de ponta, ter uma formação. Quando comecei a praticar, viajar, conhecer pessoas e ter oportunidade de estudo, as coisas mudaram. Graças ao judô eu conquistei minha casa, carro, família”, conta Raquel Silva, ex-aluna, atleta profissional e hoje professora de judô do Instituto Reação, que recebe apoio da PRIO desde 2017. A história dela estará na série, acompanhada de outros 5 alunos e professores.
Com o potencial para ampla visibilidade nas redes sociais , a série é uma estratégia eficiente para divulgar os resultados, gerar engajamento e dar ainda mais tração para os projetos.
Transmitindo a importância de ações de impacto social
A série contém três episódios que serão publicados nos dias 27 e 29 de novembro e 1 de dezembro no LinkedIn e no Instagram da PRIO. Cada episódio falará de um dos 3 projetos destaque e contará com os participantes:
- Raquel Silva, professora de judô do Instituto Reação, e sua aluna Ágatha Silva;
- Raff Giglio, professor de boxe e fundador do Instituto Todos na Luta, e o aluno Nicolas Andrade Cardoso Pereira.
- Tom Ashe, trompetista e instrumentista britânico e fundador do projeto Favela Brass e Rafael da Silva Teixeira, aluno do projeto.
“Quando eu estou na frente da banda e fico com muito orgulho dos meus alunos que estão lá, eu penso em quantos alunos não estavam no palco e não vão ter essa oportunidade de aprender um instrumento. Com a chegada do apoio da PRIO, começa o nosso trabalho de poder oferecer essa oportunidade para mais crianças, de escalar esse modelo”, conta Tom Ashe, quando perguntado sobre a importância do apoio.
Segundo a PRIO, o principal objetivo da “PRIO Aulas” é mostrar, por meio de depoimentos como este, o potencial que as iniciativas têm de fazer a diferença e construir um futuro melhor.“Essa é uma das nossas formas de retribuir e contribuir, e está diretamente atrelada a nossos valores. Somos dinâmicos, inconformados, zelamos pelas pessoas e buscamos o alto desempenho. Disciplina, foco e parceria é algo que vemos também nestes projetos”, conta Gabriel Hackme, gestor de patrocínios e projetos incentivados da empresa.
Para a empresa, a meta para 2024 é dar continuidade ao apoio, buscando visibilidade para alunos e atletas impactados, proporcionando cada vez mais integração entre seus projetos e dando voz e espaço a jovens talentos promissores.
Como são projetos apoiados pela PRIO?
O Favela Brass oferece oficinas de música
Uma associação sem fins lucrativos, que ajuda jovens entre 7 e 17 anos de idade das favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro a alcançar todo o seu potencial e transformar suas vidas através de um programa gratuito de educação musical, com foco na música popular brasileira e o jazz.
A associação realiza oficinas de música na comunidade Pereira da Silva e no Coreto Modernista do Aterro do Flamengo, onde os alunos têm a oportunidade de aprender instrumentos de sopro e percussão, tocando um repertório típico das fanfarras e blocos populares do Rio de Janeiro.
O objetivo é preparar as crianças para adquirir conhecimento musical formal. Mais de 600 alunos já passaram pelo projeto que hoje conta com 222 jovens talentos. Saiba mais em:
O Todos na Luta promove o esporte em comunidade vulnerável
A história deste projeto se confunde com a do professor de boxe Raff Giglio. Nos anos 90, com o aumento da violência na comunidade do Vidigal (RJ), o professor resolveu franquear, gratuitamente, as portas da academia a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, moradores da região.
Criou-se um ambiente propício à descoberta de novos e promissores talentos e à preparação adequada para que pudessem competir em torneios nacionais, inspirando outros jovens a seguir o esporte.
Ao compartilhar a formação integral das crianças e jovens com a família, a escola e com parceiros públicos e privados, o Instituto assegura a sua intencionalidade educativa. Cerca de 3.000 alunos já passaram pelo instituto.
O Instituto Reação ensina a construir, conquistar e compartilhar
Fundado há 20 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação. A proposta é ter o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.
Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e os atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar.
O Reação conta com 12 polos espalhados em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, e já beneficiou mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Doação de pontos promove chances de cura do câncer infantojuvenil
THC versus CBD: mitos e verdades sobre tratamentos com canabidiol
Liga universitária aproxima estudantes de negócios a grandes líderes do agronegócio