“Olá, quando serei vacinado”?

Plataforma permite estimar o tempo que você terá que esperar até receber sua imunização, de acordo com sua idade e Estado de residência

Está no Google Trends, nos Trending Topics, em todo lugar. O que as pessoas tem mais buscado nas últimas semanas além de futebol e BBB? Vacina, claro.

Uma nova plataforma (https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/) tomou conta das conversas das redes e do WhatsApp nestes dias. O “Quando serei vacinado”? permite estimar o tempo que você terá que esperar até receber sua imunização, de acordo com sua idade e Estado de residência.

O cálculo é realizado pela média dos últimos 7 dias de vacinação em cada Estado. Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado no DATASUS e o Plano Nacional de Imunização (PNI)

Os números podem mudar diariamente, de acordo com o andamento da aquisição de vacinas ou mudanças estabelecidas pelos governos de todas as esferas (federal, estadual ou municipal). Os dados populacionais são cruzamentos com a base do IBGE.

A ferramenta gerou milhares de conversas e sentimentos: esperança, desespero, medo, ironia. Além de discussões políticas e ideológicas pela divergência de resultados em cada um dos Estados.

A instabilidade em torno do tema nos leva a dúvidas concretas de quando vacinaremos todo o país. Certezas só temos sobre as mortes, cada vez mais próximas de nós.

Fato ou ilusão, não sabemos. Tudo muda a todo momento. Mas a pergunta sempre fica: “Oi, quando serei vacinado”?

*Jaderson Alencar é sócio-diretor de Estratégia da FSB Comunicação

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.