- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Mulheres ocupam só 20% das vagas em tech no Brasil, e empresas se unem para mudar
No dia das mulheres, Z-Tech e PrograMaria anunciam projeto gratuito e online para incentivar o aumento da presença feminina no setor
Modo escuro
mulheres no mercado de tecnologia e inovação do Brasil (Luis Alvarez/Getty Images)
Publicado em 8 de março de 2021 às, 18h08.
A participação das mulheres no mercado de tecnologia e inovação do Brasil ainda é muito baixa. Segundo dados do IBGE, apenas 20% das vagas são ocupadas por essas profissionais. Há várias causas apontadas para justificar esse número, mas é fato que ainda há muito a avançar, enquanto setor, para que se chegue ao cenário ideal de equidade de gênero.
Nesse contexto, a Z-Tech, hub de tecnologia e inovação da Ambev para pequenos e médios negócios, firmou uma parceria com a PrograMaria para lançar o Sprint Mulheres em Startups, um projeto que envolve aulas, workshops, análise de cases práticos e grupos de networking voltados à inclusão da mulher no mercado de tecnologia. O programa é gratuito, 100% online e não tem limite de inscrições.
O objetivo da iniciativa é criar uma rede de networking entre profissionais mulheres e apresentar ferramentas, metodologias e o ambiente de trabalho de empresas ágeis e inovadoras. O conteúdo da iniciativa, que será ministrada entre os dias 5 e 9 de abril, foi desenhado para atender desde mulheres que têm curiosidade pelo setor até àquelas que já têm formação nas áreas relacionadas.
Segundo Juliana Rodrigues, Diretora Global de Relações Corporativas e Jurídico da Z-Tech, projetos como esse são benéficos ao setor como um todo.
“Nós sabemos que a baixa representatividade feminina ainda é um cenário desafiador para o setor de tecnologia como um todo e precisamos avançar muito, enquanto mercado, para revertermos o quadro atual. Mas temos certeza que vamos chegar lá e, para isso, precisamos de um engajamento conjunto entre toda a sociedade e empresas”, afirma.
As pré-inscrições para participar do projeto já estão abertas e podem ser feitas pelo portal https://www.programaria.org/sprint-mulheres-startups/.
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Mais da Bússola:
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.