Fidelização de clientes: veja 3 estratégias para 2024
Inteligência artificial e gamificação devem estar no planejamento de toda marca, diz especialista
Plataforma de conteúdo
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 15h00.
Nunca foi tão fácil perder um cliente .Na era digital, o público é constantemente bombardeado por novos anúncios e ofertas. Não faltam opções para migrar de marca, de empresa, de operadora.
Neste cenário tão competitivo, as estratégias de fidelizaçã o são uma solução para manter a estabilidade da base de clientes.
- Segundo a pesquisa Panorama da Fidelização no Brasil 2023, entre 2022 e o ano passado a proporção de consumidores brasileiros que preferem empresas que oferecem programas defidelidade ou benefíciosfoi de 72% para 85,2%.
Para Nara Iachan, CMO da Cuponeria Loyalty, 2024 seguirá essa tendência. Ela elencou três das principais tendências para o mercado em 2024. Confira:
1. IA no fortalecimento do relacionamento com o cliente
Com a tecnologia, é possível mapear comportamentos contínuos de compra e busca. Desta forma, a empresa consegue sugerir cupons e benefícios exclusivos de maneira personalizada, de acordo com os gostos de cada consumidor.
“ A Inteligência Artificial está revolucionando a fidelização de clientes, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais profunda e significativa com eles ” afirma a CMO.
2. Gamificação para engajamento duradouro
Segundo Nara, recompensas tangíveis, reconhecimento e expressão de gratidão estão ganhando cada vez mais importância no engajamento. Por esse motivo, a gamificação terá destaque em 2024.
As empresas estão incorporando elementos de jogos em seus programas de fidelidade para tornar a experiência mais envolvente e divertida.
Pontuações, desafios e retribuições instantâneas criarão uma atmosfera lúdica para aumentar o engajamento e participação do público alvo.
3. Jornada de compra em diferentes canais de interação
Segundo a profissional, neste ano as empresas vão intensificar seus esforços para integrar perfeitamente os pontos de contato físicos e digitais,proporcionando uma jornada de compra completa, contemplando os ambientes on e offline.
“A fidelização será construída não apenas através de transações, mas também através de experiências envolventes em todos os canais de interação”, conclui.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Por que o empresário precisa ficar de olho no TikTok? | Exame
Ele quer imprimir o primeiro coração humano artificial em 10 anos