(Divulgação/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 07h00.
O Governo paulista reuniu vinícolas espalhadas para fomentar o enoturismo, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho.
Ao todo, 66 vinícolas fazem parte do novo programa. São cinco rotas com 55 vinícolas, e mais 11 enodestinos em dez municípios.
Cada uma das rotas oferece uma experiência única, revelando a diversidade e a riqueza da vitivinicultura paulista. Uma jornada de sabores, paisagens e cultura.
O destaque da programação é a projeção mapeada “O Museu é o Fluxo”, às 19h30, na fachada da Estação da Luz. O vídeo artístico, resultado do projeto “Encontros dissidentes”, será exibido continuamente por uma hora. O projeto envolveu 12 jovens de 16 a 25 anos em um programa de formação em arte digital.
Haverá também shows de Aryani Marciano (16h) e Pagode na Lata (18h), além de projeções audiovisuais na torre da Estação da Luz.
Por fim, o público poderá ver, até às 16h30, a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”.
O objetivo é permitir que o público veja o processo artístico ao vivo e que os artistas apresentem suas obras. Neste mês, a artista plástica Liderale participará do evento.
O Teatro recebe em setembro as últimas oito companhias que se apresentam por meio do Palco Semente Sabesp.
Com uma curadoria de espetáculos de alta qualidade, o projeto oferece ao público a oportunidade de vivenciar diferentes formas de expressão cultural e de se conectar com artistas talentosos.
Esta semana, o público poderá assistir “O Lugar de Onde se Vê”, da Cia Ouro Velho (8 de setembro, 11h); e “A Casa Mágica”, de Tatyana Dantas (10 de setembro, 15h).
No dia 11 de setembro, às 16h, haverá o “Recital: Violão em Pauta” com estudantes do Conservatório de Tatuí, no Museu Histórico Paulo Setúbal, com entrada gratuita. Às 20h, acontece o “Recital: Pratas da Casa”, com os formandos em Canto Lírico e Violão Erudito, no Teatro Procópio Ferreira.
No dia seguinte, está programado o “Recital de Performance Histórica”, às 13h, no Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, com entrada franca. Às 20h o “Recital de Estudantes: Sopros-Madeiras, Cordas & Piano Colaborativo” traz as pianistas Milena Lopes e Deborah Melissa, no Procópio Ferreira.
Já no dia 13 de setembro, às 20h, o Teatro recebe a cantora e compositora Tetê Espíndola. Os ingressos para a apresentação custarão R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), pelo link.
O Revelando SP, maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, retorna à capital do estado.
O cantor Almir Sater e Os Originais do Samba estão confirmados para o evento.
O festival vai reunir mais de 182 participantes, representando 114 municípios de 14 regiões paulistas. Serão 85 stands de artesanato e 52 de culinária. E, por fim, 45 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas vão se apresentar ao longo do evento, com música, dança e muito mais.
Quem for de dança, a Cia. Cisne Negro se apresenta, no Capão Redondo, no dia 12, às 15h, com os espetáculos “Mañana de Reyes” e “Calunga”, ambos explorando tradições folclóricas brasileiras.
No mesmo dia, às 15h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís recebe o espetáculo circense “Tarântula transita!” de Vulcânica Pokaropa, inspirado na Operação Tarântula.
E na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, às 14h, Luma Oliveira oferece uma aula show de Jazz Dance, ao som de Zezé Motta e Elza Soares, com acessibilidade em Libras.
A 47ª Semana Guiomar Novaes, que acontece entre 13 e 22 de setembro em São João da Boa Vista, contará com mais de 30 atrações gratuitas. Este evento é uma homenagem fundamental à rica herança cultural paulista.
Animando a noite do dia 13, a Banda Mais Bonita da Cidade, formada em 2009, é uma banda brasileira de indie rock que ganhou notoriedade dentro e fora do país com o videoclipe da música “Oração” (2011).
O Clube do Filme do Livro é o programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo.
A edição de setembro exibirá o filme “Persépolis” (2007), baseado no quadrinho homônimo lançado em 2000 pela escritora e desenhista iraniana Marjane Satrapi.
A convidada do mês, Mariana Carraro Salomão, foi responsável pela escolha do título e participa de um bate-papo com a plateia após a sessão.
Para comemorar os 102 anos do Edifício da Bolsa Oficial de Café, durante o mês de setembro, o Museu disponibilizará o icônico Salão do Pregão para ocupações artísticas de instituições de dança.
A programação inclui: no dia 07, um Laboratório de Flamenco; no dia 14, atividades com o estúdio Khawala Danças e Bem-Estar; no dia 21, atrações com a Associação TAVMA; e dia 28, o Studio de Dança Fabiani Costa comanda a festa.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades