- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Alice Sosnowski: Mentalidade infinita e visão de longo prazo
Em tempos de incerteza, cultivar uma mentalidade infinita é fundamental para quem quer sobreviver e prosperar nos negócios e na vida
Modo escuro
Sociedade vive em constante transformação e com muitas incertezas (FatCamera/Getty Images)
Publicado em 9 de setembro de 2022 às, 14h00.
Por Alice Salvo Sosnowski*
“Se você vai na academia um dia, treina por 9 horas e se olha no espelho, nada acontece. Se você fizer isso na semana seguinte, nada vai acontecer novamente. Mas, se você se compromete a fazer exercícios todos os dias por 30 minutos durante um bom espaço de tempo, você ficará em forma. Você pode até falhar um ou dois dias, mas o resultado virá. Não é sobre probabilidade, intensidade. É sobre consistência!”
Esta fala é de um dos escritores que mais gosto de acompanhar: Simon Sinek, autor do best seller “Comece pelo porquê”, que já foi visto por mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo com seu TED Talk sobre o círculo de ouro.
Em 2019, Sinek lançou o livro “O Jogo Infinito” (editora Sextante) que tem ajudado cada vez mais profissionais e líderes em todo o mundo a adotar um pensamento de longo prazo nos negócios. Para o autor, grande parte das dificuldades que vivemos hoje vem da busca por soluções imediatas e vitórias rápidas. “É preciso focar no longo prazo e assumir uma mentalidade infinita se quisermos sobreviver e prosperar”, diz.
Mas Sinek reconhece que esse modo de pensar e agir não é fácil. “Somos animais movidos por resultados tangíveis, preferimos sentir que estamos progredindo rápido e queremos recompensas imediatas. O problema é que, no mundo complexo que vivemos, precisamos assumir um outro nível de comprometimento, em que a consistência é mais importante do que a intensidade”, afirma.
Em uma sociedade em constante transformação e com muitas incertezas, é preciso se comprometer com o aprendizado constante. Sinek lembra que os melhores líderes que conheceu na vida estão sempre dispostos a aprender. “Eles continuam lendo livros, artigos, assistindo palestras e aplicando a melhoria contínua em todos os seus processos”, afirma.
Os benefícios da mentalidade infinita e da postura de aprendiz são evidentes e tornam profissionais, líderes e empresas mais produtivos, satisfeitos e realizados. Para quem quer trabalhar com a mentalidade infinita, aconselho: Priorize suas habilidades humanas e acesse os recursos que já estão dentro de você, e podem estar escondidos por baixo de inúmeras crenças limitantes e vieses inconscientes. Exercite o autoconhecimento e a vontade de sonhar. Esse é o caminho que irá te levar à mentalidade infinita!
*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, criadora da metodologia O pulo do gato empreendedor, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no LinkedIn. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP e desenvolve conteúdo, palestras e workshops sobre negócios da nova economia e comportamento empreendedor. Além disso, é autora do livro Empreendedorismo para Leigos e de uma série de e-books que ajudam o empreendedor a planejar e executar seu negócio por meio da inovação e colaboração. Veja mais no site.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Veja também
Carlos Guilherme: É preciso pensar no Human Mindset
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Com itens personalizados, Tramontina usa expertise para aproveitar alta dos presentes de fim de ano
Suvinil investe para criar embalagens e produtos mais sustentáveis
Inovação em nuvem e IA: a aposta da Huawei Cloud para o Brasil
Poupança, CDB ou conta que rende? O que especialistas dizem sobre as aplicações
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.