Brasil

USP terá 'pelotão universitário' com policiais alunos

Novo pelotão será formado por PMs que cursam graduação e pós-graduação na Universidade de São Paulo

Além do atuação da Polícia Militar, a ampliação da presença da Polícia Civil no câmpus do Butantã está entre os pedidos da USP à Secretaria de Segurança Pública (Pedro Zambarda/EXAME.com)

Além do atuação da Polícia Militar, a ampliação da presença da Polícia Civil no câmpus do Butantã está entre os pedidos da USP à Secretaria de Segurança Pública (Pedro Zambarda/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 09h49.

São Paulo - A Polícia Militar (PM) vai criar uma unidade de policiamento especializada no público universitário. PMs que cursam graduação e pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) devem participar do treinamento do novo pelotão e serão destacados para policiar a Cidade Universitária. Para a corporação, eles entendem "melhor o que pensam os universitários" e podem ajudar a adaptar o policiamento comunitário ao ambiente da USP.

Além do reforço na atuação da PM, a ampliação da presença da Polícia Civil no câmpus do Butantã, na zona oeste, está entre os pedidos da USP à Secretaria de Segurança Pública. A proposta é que a Polícia Civil crie um destacamento especializado na investigação de crimes dentro da universidade. Essa é uma das solicitações encaminhadas pela reitoria ao governo do Estado, que faz parte de protocolo de cooperação definido após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, assassinado no câmpus no dia 18.

A PM ainda aguarda a análise do protocolo pela SSP, mas entre as medidas de policiamento ostensivo a serem adotadas está a instalação de pelo menos uma base móvel no câmpus e policiamento com bicicletas durante os fins de semana. A maior presença da Polícia Civil, na visão da reitoria, servirá para combater quadrilhas especializadas em crimes na Cidade Universitária. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesUSPViolência urbanaCrimeseguranca-digital

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos