Exame Logo

TRE-PR pode concluir julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro nesta terça-feira

O Tribunal analisa duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que acusam Moro de abuso de poder econômico

Brasília (DF) 22/03/2023 Senador, Sergio Moro, durante discurso na tribuna do senado onde falou sobre atentado contra ele e sua família. (Lula Marques/Agência Brasil)
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 9 de abril de 2024 às 06h48.

Última atualização em 9 de abril de 2024 às 14h30.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ( TRE-PR) retoma nesta terça-feira, 9, o julgamento que pede a cassação do senadorSergio Moro (União Brasil). O placar está 3 a 1 pela absolvição. Ainda faltam três votos.

O Tribunal analisaduas Ações de Investigação Judicial Eleitoral ( AIJEs ) que questionam os gastos da pré-campanha à Presidência da República do então pré-candidato.

Os processos foram apresentados partido Liberal e pela Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB. Os partidos acusam o senador de abuso de poder econômico por supostamente ter gasto valores acima do permitido para chegar ao Senado.

Veja também

As sigla somam os valores utilizados quando Moro ainda pretendia disputar a presidência e o valor gasto na campanha ao Senado.

No terceiro dia de julgamento,a desembargadora Claudia Cristina Cristofani e o desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz seguiram o relator e votaram pela absolvição de Moro.

Em sua argumentação, Cristofani defendeu que os autores da ação nãoapontaram os gastos da pré-campanha deMoroem relação aos seus concorrentes, e por isso, não dá para cravar que houve um desequilíbrio na disputa.

Odesembargador Julio Jacob Junior pediu vista e a análise da ação foi suspensa. Ele será o primeiro a votar na retomada da ação.

Essa será a quarta sessão do julgamento. Na última quarta-feira, 3,odesembargador José Rodrigo Sade, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tribunal, foi o único a votar e defendeu a cassação e inelegibilidade do senador.Ele abriu divergência em relação dos argumentos apresentados pelo relator, Luciano Carrasco Falavinha, que votou pela inocência do ex-juiz.

No seu voto, Sade disse que cinco pontos caracterizam que houve abuso de poder econômico de Moro:

Na primeira sessão do julgamento, na segunda-feira, 1, o relatordo caso, o desembargadorLuciano Carrasco Falavinha Souza, fez uma extensa exposição de argumentos e votou contra a cassação do ex-juiz da Lava Jato.

Flavinha Souza disse que não é possível somar gastos da pré-campanha para Presidente e de pré-campanha para Senador de São Paulo para configurar um suposto abuso em pré-campanha para Senador do Paraná e nem provar que Moro sempre teve intenção de ser candidato ao Senado pelo estado paranaense. José Rodrigo Sade, segundo desembargador a votar, pediu vista e será o primeiro a votar na sessão dessa quarta.

Onde assistir ao vivo o julgamento de Sergio Moro no TRE

A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do TRE-PR.

Qual é o placar do julgamento que pode cassar Sergio Moro

O julgamento está 3 a 2 pela absolvição de Moro. Dois desembargadores ainda vão votar.

Julgamento do Moro ao vivo

Acompanhe tudo sobre:Sergio MoroSenado

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame