Brasil

'Perigo': Inmet alerta para baixas temperaturas no Sul, e baixa umidade em 12 estados; veja previsão

Segundo o MetSul, uma nova onda polar avança sob o país, também deve trazer queda de temperatura no Centro-Oeste e Sudeste a partir do final de semana

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de julho de 2024 às 06h35.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de "Perigo" para declínio de temperaturas no Rio Grande do Sul e "Perigo Potencial" para esta sexta-feira. O instituto também manteve o alerta de "Perigo Potencial" para baixa umidade em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. O MetSul também destacou que uma nova onda polar avança sob o país, que deve trazer queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e Sudeste a partir do final de semana. No Rio Grande Sul, podem ocorrer geadas com a chegada da onda polar.

Na região Sul, o aviso de "Perigo" para declínio de temperaturas é para áreas do sudoeste, sudeste, centro ocidental e oriental do Rio Grande do Sul, além de toda a região metropolitana de Porto Alegre. Segundo o instituto, as temperaturas devem cair 5ºC ou mais. Na capital gaúcha, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas durante toda a sexta-feira. As temperaturas devem ficar entre 10ºC e 14ºC, que apresentam declínio comparado ao dia anterior.

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, as chuvas na região também devem permanecer, com foco no centro ao sul do estado gaúcho. No sábado, a previsão é que chova de forma mais intensa. Além disso, na próxima semana, a região deve ser atingida por uma frente fria.

O instituto também emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para a queda das temperaturas em áreas de Santa Catarina, como oeste, sul, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Na capital catarinense, a sexta será de muitas nuvens com chuva isolada durante a manhã e a noite. Já a tarde, a previsão é apenas de muitas nuvens. A temperatura varia entre 15ºC e 20ºC.

Já no Paraná, a tendência é as temperaturas comecem a cair a partir de domingo e na segunda-feira.

Baixa umidade

Além dos avisos de declínio de temperaturas, o Inmet alertou sobre "Perigo Potencial" de baixa umidade. O fenômeno deve atingir áreas dos estados de SP, MG, BA, PI, MA, TO, PA, AM, RO, MT e em todo o GO, DF e MS. Nas regiões, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20%, com isso, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O aviso termina às 19h desta sexta-feira.

Para a porção central do país, a expectativa é de que a baixa umidade — atuante nesta região desde um pouco antes do começo do inverno — siga elevando as temperaturas nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste.

No Rio de Janeiro, não há previsão de chuva e o céu estará com poucas nuvens ao longo de todo o dia. Além disso, os ventos estarão fracos a moderados. As temperaturas devem ficar entre 18ºC e 32ºC. Já em São Paulo, as temperaturas apresentam ligeira elevação e devem ficar entre 16ºC e 29ºC. O céu também apresenta muitas nuvens durante a manhã. A pouca nebulosidade nestes locais proporciona o ganho radioativo — isto é, da intensidade dos raios solares e, portanto, do calor, — durante o dia e a perda durante a noite.

Em Cuiabá, no Mato Grosso, o dia deve amanhecer com poucas nuvens. A previsão é que as temperaturas variem entre 23ºC e 37ºC.

 

Acompanhe tudo sobre:ClimaRegião NorteRegião NordesteSudesteSulCentro-Oeste

Mais de Brasil

Até quando vai o frio em Belo Horizonte? Veja a previsão do clima desta quinta-feira

Polícia Federal indicia ex-presidente Jair Bolsonaro por caso das joias, diz jornal

Governo do RS inaugura 1ª cidade provisória para acolher vítimas das enchentes

André Mendonça suspende regra do TSE que pune federação se partido deixar de prestar contas

Mais na Exame