TCU começa discussão de processo sobre prazo de mandato de Baigorri, presidente da Anatel
A decisão pode ainda ter repercussão sobre o tempo de permanência de diretores de outras agências reguladoras nos colegiados
Agência de notícias
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 16h14.
Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 16h27.
O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou no período da tarde desta quarta-feira, 16, o julgamento que pode resultar na redução do mandato do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. A tendência é que o plenário siga o entendimento da área técnica, que recomendou antecipar o fim do mandato.
A decisão pode ainda ter repercussão sobre o tempo de permanência de diretores de outras agências reguladoras nos colegiados.
- Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem 21 mil, para 248 mil
- Paul McCartney no Brasil: venda geral começa hoje; veja como comprar
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- Paul McCartney no Brasil: cantor anuncia show extra em São Paulo
- Inflação segue elevada, atividade se expandindo e desemprego segue baixo, diz Fed em ata
- Analistas dizem que aumento do preço do diesel ajuda país a evitar desabastecimento
A Nova Lei das Agências Reguladoras, de 2019, determina que os mandatos dos diretores de agências terão duração de cinco anos, sem direito à recondução. Contudo, a legislação não traz detalhamento sobre como deve ser a contagem do tempo quando um diretor que já integra o colegiado é nomeado para presidi-la.
Quem é Carlos Baigorri?
Baigorri já era conselheiro da Anatel quando assumiu o comando do órgão, em abril do ano passado. Contudo, a duração de seu mandato como presidente da agência reguladora ficou condicionada à decisão do TCU.
A área técnica do órgão fiscalizador recomendou que o fim do mandato deve ser fixado em novembro de 2024, data em que se encerraria seu mandato anterior como conselheiro, e não em novembro de 2026.