Brasil

SUS vai oferecer ioga, meditação e outras 12 terapias

Ministério da Saúde publicou portaria incluindo 14 atividades que vão compor a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Ioga: segundo SUS, objetivo é "valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas" (lululemon athletica/Wikimedia Commons)

Ioga: segundo SUS, objetivo é "valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas" (lululemon athletica/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de março de 2017 às 14h01.

Última atualização em 28 de março de 2017 às 17h09.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 28, portaria em que inclui ioga, biodança, meditação e outras 11 terapias alternativas no Sistema Único de Saúde (SUS).

São elas: arteterapia; ayurveda; dança circular; musicoterapia; naturopatia; osteopatia; quiropraxia; reflexoterapia; reiki; shantala; e terapia comunitária integrativa.

Com a portaria, as 14 atividades passam a compor a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Já faziam parte desse grupo homeopatia; medicina tradicional chinesa; medicina antroposófica; plantas medicinais e fitoterapia; e termalismo social/crenoterapia.

Segundo o texto publicado no DOU, um dos objetivos da inclusão das 14 práticas no SUS é "valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares".

O ministério levou em conta uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que "incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas, produtos e de seus praticantes nos sistemas nacionais de saúde".

"Neste sentido, (a OMS) atualizou as suas diretrizes a partir do documento Estratégia da OMS sobre Medicinas Tradicionais", diz o texto do Diário Oficial.

De acordo com o ministério, as medicinas tradicionais e complementares são compostas por "abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e possuem um importante papel na saúde global".

Acompanhe tudo sobre:SUS

Mais de Brasil

Palavrões de Renan, recuo de Cury e colinha dos candidatos: os bastidores do debate da Band

Lula e Flávio viram alvo em debate da Band marcado por ausências

Por que Cury voltou atrás e decidiu participar do debate da Band

Lula elogia diálogo com Trump, mas critica ações dos EUA