Soja: consultorias prevêem uma safra brasileira da oleaginosa acima de 90 milhões de toneladas (Divulgação via Fotos Públicas)
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2014 às 12h35.
São Paulo - A nova safra de soja do Brasil 2014/15, que está em fase inicial de plantio, tem potencial para atingir um recorde entre 90 milhões e 96 milhões de toneladas, avaliou nesta quinta-feira o Ministro da Agricultura, Neri Geller, citando clima favorável no Centro-Oeste.
A safra 2013/14 atingiu 86,12 milhões de toneladas, segundo dados oficiais.
"No Centro-Oeste está chovendo muito há 10, 15 dias. Ontem estive no Mato Grosso do Sul e realmente as chuvas estão muito estabilizadas", disse Geller após participar de um evento com empresários em São Paulo. "Moro há trinta anos lá (em Mato Grosso) e em poucos foi tão estável (o início das chuvas)."
Oficialmente, o plantio de soja nos principais Estados produtores do Brasil é autorizado a partir de 15 de setembro. No entanto, os agricultores aguardam chuvas que levem umidade suficiente ao solo para então iniciarem efetivamente a semeadura.
Diversas consultorias prevêem uma safra brasileira da oleaginosa acima de 90 milhões de toneladas.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um órgão do Ministério da Agricultura, ainda não divulgou estimativa oficial para a colheita da nova temporada.