Os moradores das capitais em que a data católica é feriado poderão ter uma folga prolongada (Mario Roberto Duran Ortiz)
Repórter colaborador
Publicado em 29 de maio de 2024 às 10h09.
Última atualização em 29 de maio de 2024 às 10h43.
O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será suspenso durante o feriado de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira, 30. Na sexta-feira, 31, o rodízio também não vai acontecer. O anúncio foi feito pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
Assim, motoristas com carros de placas que tenham finais 7 e 8 (quinta-feira) e 9 e 0 (sexta-feira) pode circular normalmente nesta semana.
O rodízio volta normalmente na segunda-feira, 3 de junho, quando carros com placas com finais 1 e 2 não poderão circular no chamado Centro Expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h.
A palavra Corpus Christi vem do latim, que significa "Corpo de Cristo" ou "Corpo de Deus". A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia.
A data comemorativa católica é considerada ponto facultativo pelo governo federal. Ou seja, as atividades não são obrigatórias para certas categorias de trabalhadores, mas é preciso haver acordo entre funcionários e patrões.
Os moradores das capitais em que a data católica é feriado poderão ter uma folga prolongada nesse caso. Porém, para isso acontecer, é preciso que a cidade ou o estado tenham decretado feriado. Serviços e repartições públicas podem ter o horário de funcionamento alterado por causa disso.
Confira em quais capitais o Corpus Christi é considerado feriado ou ponto facultativo: