Brasil

Rodízio ampliado volta em SP no jogo do Brasil de amanhã

Voltará a vigorar o rodízio estendido para carros com finais de placa 3 e 4 na cidade


	SP: embora a disputa não ocorra na cidade, o trânsito paulistano tende a piorar 
 (Andrew Harrer/Bloomberg)

SP: embora a disputa não ocorra na cidade, o trânsito paulistano tende a piorar  (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2014 às 09h16.

São Paulo - Nesta terça-feira, 8, voltará a vigorar o rodízio estendido para carros com finais de placa 3 e 4 na cidade de São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a restrição ocorrerá das 7 às 20 horas.

Além disso, quem depende dos ônibus contará com o funcionamento ampliado das faixas exclusivas para coletivos, que ficam à direita nas vias. Elas funcionarão integralmente das 6 às 20 horas, em vez de operarem somente nos horários de pico.

O motivo de ambas as medidas é o jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo de futebol. A partida ocorrerá às 17 horas em Belo Horizonte.

Embora a disputa não ocorra na cidade, o trânsito paulistano tende a piorar nos dias de jogos do Brasil - dispensadas mais cedo do trabalho, as pessoas querem voltar rápido para casa ou chegar antes da partida a bares.

Na última sexta-feira, por exemplo, quando a seleção brasileira enfrentou a Colômbia em Fortaleza, às 17 horas, duas horas antes, a capital paulista registrou um trânsito de rush.

Às 15h, se formaram 152 km de filas, segundo a CET. A escalada no trânsito começou ao meio-dia, quando a cidade tinha só 8 km de vias congestionadas. Entre uma hora e outra, um salto de 144 km. Isso, mesmo com a vigência do rodízio estendido.

Quando a Prefeitura não adotou a restrição ampliada, como no segundo jogo da seleção brasileira nesta Copa, em junho, os congestionamentos chegaram a 302 km, a terceira maior marca da história.

Inicialmente, a intenção da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) era transformar dias de jogos em feriado. A medida, entretanto, foi barrada na Câmara Municipal.

Faixas exclusivas

A partir desta segunda-feira, 7, a Rua Faustolo, na Lapa, na zona oeste da cidade, ganha 1,1 km de faixas exclusivas à direita para os ônibus.

O dispositivo passa a valer das 6 às 10 horas e das 16h às 20h, entre segunda e sexta-feira, no trecho que vai da Rua Aurélia até a Rua Sabaúna.

Na quinta-feira, a via terá mais 400 metros de faixas só para os coletivos, entre as Ruas Jeroaquara e Aurélia. Todas as intervenções ocorrem no sentido centro da Faustolo, que somará 1,5 km de faixas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CETcidades-brasileirasCopa do MundoEmpresasEmpresas estataisEsportesEstatais brasileirasFutebolMetrópoles globaismobilidade-urbanasao-pauloTrânsito

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP