Brasil

Quantos eleitores uma cidade precisa para ter segundo turno?

A segunda votação é uma possibilidade apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores

 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 18h11.

Última atualização em 6 de outubro de 2024 às 18h12.

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro, quando eleitores de todo o Brasil irão às urnas no primeiro turno. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro. Essa segunda votação será realizada apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores e, somente se nenhum dos candidatos à prefeitura alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM SP

yt thumbnail

Municípios com possibilidade de segundo turno

Ao todo, 103 municípios brasileiros podem realizar o segundo turno das eleições para prefeito. Entre essas cidades, estão todas as capitais dos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que possuem os maiores eleitorados do país. Além disso, cidades como Salvador (BA), Curitiba (PR) e Manaus (AM) também poderão ter um segundo turno.

Por outro lado, localidades como Parauapebas (PA) e Imperatriz (MA) têm o menor número de eleitores entre os municípios com essa possibilidade, com pouco mais de 200 mil votantes.

Critérios para realização do segundo turno

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, o segundo turno só ocorre em cidades onde o eleitorado é superior a 200 mil pessoas. Nos municípios com menos eleitores, a eleição se define no primeiro turno, e o candidato mais votado é automaticamente eleito, independentemente de ter maioria absoluta dos votos.

Essas eleições envolvem aproximadamente 38,8% do eleitorado nacional, ou seja, mais de 60,5 milhões de eleitores poderão voltar às urnas em um eventual segundo turno.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Quem é Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro preso pela PF

Mauro Cid confirmou em depoimento a Moraes reunião na casa de Braga Netto para tramar golpe

Braga Netto é preso pela Polícia Federal por obstrução à Justiça

STF condena Roberto Jefferson a nove anos de prisão por atentado aos Poderes