Brasil

Quando é a posse para presidente?

Veja quando Luiz Inácio Lula da Silva deve assumir o cargo de Presidente da República novamente

Eleições: o presidente reeleito deve se preparar para assumir o cargo entre 2023 e 2026 (AFP/AFP)

Eleições: o presidente reeleito deve se preparar para assumir o cargo entre 2023 e 2026 (AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 20h46.

O segundo turno das Eleições de 2022 concretizou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50,88% dos votos válidos. Agora, o presidente reeleito deve se preparar para assumir o cargo entre 2023 e 2026.

LEIA TAMBÉM:

Quando o Lula assume?

Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.

Segundo site da Câmara, a data foi escolhida para evitar que o novo presidente governe com base no orçamento financeiro anterior.

O ex-presidente concorreu neste ano tendo o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice, em uma aliança formada com o antigo rival para a disputa da Presidência.

Quem ficou na frente no 1º turno?

No primeiro turno, Lula já havia vencido, com 48,43% dos votos e 43,20% do presidente Bolsonaro. Em terceiro no primeiro turno ficou Simone Tebet, com 4,16% dos votos.

Não foi votar? Como justificar ausência do voto

Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro ou do segundo turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.

Quem é obrigado a votar e justificar a ausência

O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizados, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.

LEIA TAMBÉM

    Acompanhe tudo sobre:PolíticaEleiçõesEleições 2022

    Mais de Brasil

    Camilo Santana deixará governo em abril para apoiar reeleição de Elmano no Ceará

    CPI do INSS adia depoimento de Vorcaro para depois do carnaval

    Câmara aprova pacote de reajustes e criação de cargos com impacto de R$ 4,3 bi

    Senado aprova MP que cria o programa Gás do Povo; texto vai para sanção de Lula