Brasil

PSOL oficializa candidatura de Tarcísio Motta à prefeitura do Rio

Em convenção, o movimento 'Petistas com Tarcísio' foi anunciado; oficialmente, a sigla do presidente Lula defende a reeleição do prefeito Eduardo Paes

Tarcísio Motta e Renata Souza na convenção do PSOL que oficializou a candidatura à prefeitura do Rio  (Agência Câmara/Agência Câmara)

Tarcísio Motta e Renata Souza na convenção do PSOL que oficializou a candidatura à prefeitura do Rio (Agência Câmara/Agência Câmara)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de agosto de 2024 às 14h33.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O PSOL do Rio oficializou nesta quinta-feira, em convenção, a candidatura do deputado federal Tarcísio Motta à prefeitura do Rio. Com uma chapa puro-sangue, a vice será a deputada estadual Renata Souza, que foi recebida com gritos de “a vice é mulher, Renatinha da Maré”.

No evento, que ocorreu no hotel Vila Galé no Centro do Rio, o candidato apresentou um vídeo de apoio do deputado federal Lindbergh Farias (PT), que anunciou o movimento “petistas com Tarcísio”.

— Nós temos que ter uma alternativa de esquerda no Rio de Janeiro para disputar no primeiro turno. Quero comunicar a todos que nós vamos organizar e fazer um lançamento no próximo dia 16 de um movimento que eu tenho certeza que vai contaminar a militância petista. Tarcísio vai fortalecer um projeto de uma cidade democrática, de uma cidade inclusiva para todos e para todas — disse Lindbergh na gravação.

Em sua fala, Tarcísio agradeceu o apoio de parte da federação "Brasil Esperança", composta pelo PT, PCdoB e PV. Posteriormente, aos jornalistas, ele ressaltou que terá apoio de outras lideranças.

— Nós temos o apoio do MST que tem uma grande nominata, como a deputada estadual Marina do MST, mas tenho conversas com ministros de Lula, vamos divulgar conforme a campanha for acontecendo — afirmou.

Integrante do PSOL, partido que faz parte da base do presidente Lula (PT), o deputado não terá o apoio do Palácio do Planalto em sua campanha. O presidente e a federação PT-PV-PCdoB já declararam apoio à reeleição de Paes.

Neste contexto, o parlamentar vinha tentando angariar apoios isolados nas siglas, principalmente por parte da militância mais aguerrida, que é crítica ao atual prefeito. Hoje, ele formalizou a coligação com a Rede Sustentabilidade e o PCB, que terá o nome “O Rio merece mais”.

No evento, o deputado também prometeu uma gestão inclusiva para as minorias e pontuou alguns dos pilares de sua campanha.

— Nós daremos desta campanha a educação o coração dela, recuperar o orgulho de cada profissional e desta cidade, da sua rede de ensino. Nós colocaremos o desastre ambiental como centro. É preciso ter política de habitação e enfrentar o que deve ser feito. Nós queremos fazer uma verdadeira reforma urbana.

Ex-BBB candidato a vereador

Além da oficialização da candidatura, a nominata da federação foi apresentada. Entre os doze vereadores está Babu Santana, ator e ex-participante do Big Brother Brasil.

Estiveram presentes lideranças do partido na capital como a vereadora Monica Benício, viúva de Marielle Franco, e a vereadora de Niterói Benny Briolly. A presidente nacional da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Heloísa Helena, se juntou aos psolistas.

Vídeos das ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) também foram exibidos.

Tarcísio aparece com 7% das intenções de voto e é o terceiro colocado na corrida, segundo a última Quaest divulgada na capital fluminense. O prefeito Eduardo Paes (PSD) tem 49% e o deputado federal do PL, Alexandre Ramagem, 13%.

Aos 49 anos, Tarcísio Motta é doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e está em seu primeiro mandato na Câmara Federal. Antes, foi vereador do Rio entre 2017 e 2022. Em 2014 e 2018, concorreu ao governo do estado, sem ser eleito uma vez que terminou em quinto e terceiro lugar, respectivamente.

Cenário eleitoral

Além de Tarcísio, outros candidatos já foram referendados por seus partidos. Paes, Ramagem e a candidata do Novo, Carol Sponza, foram anunciados logo na primeira semana após o início das convenções. Na segunda-feira, data limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será a vez do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil).

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Rio de Janeiro

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo