Brasil

Pesquisa Quaest: Paes lidera com 36% no Rio, mas diferença para Ruas cai

Levantamento mostra candidato do PSD à frente no primeiro turno; adversário do PL chega a 23% e reduz distância para 13 pontos

Paes e Ruas: No confronto entre Eduardo Paes e Douglas Ruas, o candidato do PSD aparece com 44%, contra 31% do candidato do PL (Agência Senado/Alerj/montagem/Reprodução)

Paes e Ruas: No confronto entre Eduardo Paes e Douglas Ruas, o candidato do PSD aparece com 44%, contra 31% do candidato do PL (Agência Senado/Alerj/montagem/Reprodução)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 23 de setembro de 2026 às 17h54.

Priorizar nos meus resultados Google
RESUMO +

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 23, mostra Eduardo Paes (PSD) na liderança da disputa pelo governo do Rio de Janeiro, com 36% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno. Douglas Ruas (PL) aparece em segundo lugar, com 23%, reduzindo a diferença entre os dois candidatos para 13 pontos percentuais. O levantamento também testou cenários de segundo turno e mostrou Paes à frente nas duas simulações apresentadas.


A disputa pelo governo do Rio de Janeiro tem Eduardo Paes (PSD) na liderança, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 23.

Paes aparece com 36% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Douglas Ruas (PL) registra 23%, uma diferença de 13 pontos percentuais entre os dois candidatos.

O levantamento mostra que Paes oscilou de 39% para 36% em relação à pesquisa anterior, divulgada em 8 de setembro. Já Douglas Ruas passou de 18% para 23% no mesmo período.

A diferença entre os dois principais candidatos caiu de 21 para 13 pontos percentuais na comparação com a rodada anterior da Quaest.

Entre os demais nomes, Garotinho (Republicanos) aparece com 8% das intenções de voto, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Na sequência estão William Siri (PSOL), Juliete Pantoja (UP), Cyro Garcia (PSTU), Coronel Busnello (Missão) e André Marinho (Novo), todos com 1%.

Luan Monteiro (PCO) aparece com 0%. Os eleitores indecisos representam 16%, enquanto 12% afirmam votar em branco, nulo ou não comparecer.

Cenário sem Garotinho

A Quaest também apresentou um segundo cenário estimulado sem a presença de Garotinho, que aguarda recurso após ter a candidatura indeferida.

Nessa simulação, Eduardo Paes aparece com 38%, enquanto Douglas Ruas registra 25%. Entre os demais candidatos testados, William Siri aparece com 2%, e Coronel Busnello, André Marinho, Cyro Garcia e Juliete Pantoja têm 1% cada.

Os indecisos somam 17%, e os votos brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar representam 13%.

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, 60% afirmaram não saber em quem votar. O percentual era de 64% na pesquisa divulgada em 8 de setembro.

Eduardo Paes aparece com 20% das citações espontâneas, seguido por Douglas Ruas, com 13%, e Garotinho, com 3%.

Segundo turno: Quaest testa dois cenários

A pesquisa simulou dois cenários de segundo turno para o governo do Rio de Janeiro. No confronto entre Eduardo Paes e Douglas Ruas, o candidato do PSD aparece com 44%, contra 31% do candidato do PL.

Nesse cenário, os votos brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 14%, enquanto 11% permanecem indecisos. Na pesquisa anterior, Paes tinha 52% e Douglas Ruas, 26%.

No cenário entre Eduardo Paes e Garotinho, o atual prefeito do Rio aparece com 49%, enquanto o candidato do Republicanos registra 18%. Brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 22%, e indecisos representam 11%.

Nos dois cenários de segundo turno testados pela Quaest, Eduardo Paes aparece numericamente à frente dos adversários avaliados.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 1.302 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 19 e 22 de setembro de 2026. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-04982/2026.


Perguntas frequentes

Quem lidera a pesquisa Quaest para o governo do Rio de Janeiro? +

Eduardo Paes (PSD) aparece com 36% das intenções de voto no cenário estimulado de primeiro turno.

Quem aparece em segundo lugar na disputa pelo governo do Rio? +

Douglas Ruas (PL) aparece em segundo lugar, com 23% das intenções de voto.

Como mudou a diferença entre Paes e Douglas Ruas? +

A diferença entre os dois candidatos passou de 21 pontos percentuais na pesquisa anterior para 13 pontos percentuais no levantamento divulgado em 23 de setembro.

Qual foi o resultado da pesquisa espontânea? +

Na pesquisa espontânea, 60% dos entrevistados não souberam indicar candidato. Eduardo Paes teve 20% das citações e Douglas Ruas, 13%.

Quantas pessoas foram ouvidas pela Quaest? +

A pesquisa ouviu 1.302 eleitores de 16 anos ou mais entre 19 e 22 de setembro.

Qual é a margem de erro da pesquisa? +

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Rio de Janeiro

Mais de Brasil

Análise: Flávio Bolsonaro ataca Lula e traz projeto vago sobre ajuste fiscal que promete fazer

Flávio Bolsonaro propõe vender imóveis, securitizar dívidas e combater corrupção para ajuste fiscal

'Meu irmão não será chanceler', diz Flávio sobre papel de Eduardo em eventual governo

'Brasil vai fazer parte do Escudo das Américas", diz Flávio sobre narcotráfico