Brasil

Patriota se reúne com chanceler venezuelano neste sábado

A Venezuela exerce atualmente a Presidência do Conselho Energético da América do Sul

A agenda dos dois ministros também prevê conversas no plano multilateral sobre as relações da América do Sul com a África e países árabes (Elza Fiúza/ABr)

A agenda dos dois ministros também prevê conversas no plano multilateral sobre as relações da América do Sul com a África e países árabes (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2012 às 10h01.

Rio de Janeiro - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, receberá neste sábado no Rio de Janeiro o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, para uma reunião onde serão discutidos assuntos da agenda bilateral, regional e multilateral, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

Os chanceleres discutirão especialmente os acordos de cooperação nas áreas de moradia, agricultura e saúde, assim como projetos em infraestrutura, comércio e investimento, segundo um comunicado da Chancelaria brasileira.

"Os ministros também conversarão sobre os processos de integração regional e de iniciativas como o Banco do Sul e o Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan)", disse a nota do Ministério.

Maduro declarou recentemente que seu país pretende voltar a impulsionar os estudos sobre a viabilidade do Gasoduto do Sul, uma infraestrutura cara projetada para abastecer os países do cone sul com gás natural da Venezuela e que atravessaria de norte ao sul o território brasileiro.

A Venezuela exerce atualmente a Presidência do Conselho Energético da América do Sul.

A agenda dos dois ministros também prevê conversas no plano multilateral sobre as relações da América do Sul com a África e países árabes, e a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizado no Rio de Janeiro entre o 20 e 22 de junho.

O comunicado da Chancelaria destaca que a Venezuela é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul e que o comércio bilateral quintuplicou desde 2003, alcançando US$ 5,86 bilhões no ano passado. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilAmérica LatinaRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisVenezuelaMinistério das Relações ExterioresItamaratyAntonio Patriota

Mais de Brasil

Governo de SP avança para concessão do Parque Bruno Covas

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025