Ou o PT muda ou acaba, diz Marta Suplicy a jornal

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, a senadora criticou a presidente Dilma Rousseff e disse estar a um passo de deixar o partido

São Paulo - Para a senadora Marta Suplicy, o PT, partido que ajudou a criar, está prestes a ruir se não houver mudanças na cúpula. Para ela, o PT está enfrentando um dilema. "Ou muda ou acaba," disse a senadora.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Marta contou que tentou iniciar um movimento para que Lula fosse o candidato do PT em 2014, mas não teve sucesso. 

Para ela, Lula teve medo de começar uma disputa interna em que tanto ele quando Dilma perderiam.

Na entrevista, a senadora, que deixou o cargo de Ministra da Cultura no ano passado, disse que o próprio Lula estava "extremamente incomodado" e criticou Dilma em vários momentos, dizendo que a presidente não ouvia os conselhos e, por isso, o país ia tão mal.

Sobre o novo mandato, Marta afirma que se Dilma não respeitar a independência da equipe econômica "experiente e qualificada" o resultado será "desastroso" para o país. "Os desafios agora são gigantescos, porque não se engendraram as ações necessárias quando se percebeu o fracasso da política econômica liderada por ela", disse ao jornal.

A senadora acredita que Aloisio Mercadante, chefe da Casa Civil, será o candidato do PT em 2018. Para Marta, Mercadante é arrogante, autoritário e hábil em "trapalhadas".

Insatisfeita com sua posição dentro do partido e os casos envolvendo corrupção, Marta diz que ainda não se decidiu em deixar o PT, mas que tem convites de praticamente todos as legendas para uma mudança. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.