Brasil

Operação investiga grupo que planejava matar autoridades em SP

Ministério Público de São Paulo informou que crime organizado já havia mapeado a rotina das autoridades públicas e de seus familiares; 25 mandados são cumpridos no estado

Publicado em 24 de outubro de 2025 às 07h56.

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação contra um grupo criminoso que planejava assassinar autoridades públicas na região de Presidente Prudente, no interior do estado, na manhã desta sexta-feira, 24.

Nomeada como Operação Recon, a ação conta com o apoio do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), da Polícia Militar e da Polícia Penal. Ao todo, 25 mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Presidente Prudente (11), Álvares Machado (6), Martinópolis (2), Pirapozinho (2), Presidente Venceslau (2), Presidente Bernardes (1) e Santo Anastácio (1).

Segundo o MP-SP, as investigações descobriram um setor do crime organizado que realizava o levantamento da rotina de autoridades e seus familiares "com a clara finalidade de preparar atentados contra esses alvos previamente selecionados".

"Os elementos colhidos, os criminosos já haviam identificado, monitorado e mapeado os hábitos diários de autoridades, num plano meticuloso e audacioso que demonstrava o grau de periculosidade e ousadia da organização", informou o comunicado.

De acordo com o órgão, os suspeitos desempenhavam uma função específica dentro do plano.

"A ação integrada entre os setores de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e do MPSP foi fundamental para detectar e neutralizar o plano antes que fosse executado, impedindo que o crime organizado alcançasse seu objetivo", disse o MPSP.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Polícia CivilMinistério PúblicoCrimeEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo