Brasil

O que é Nióbio e para que serve?

Reserva localizada no Amazonas que possui grande quantidade do metal foi comprada pela China nesta semana

 (Reprodução/Wikimedia Commons)

(Reprodução/Wikimedia Commons)

Publicado em 28 de novembro de 2024 às 12h19.

A empresa chinesa China Nonferrous Trade (CNT) comprou a maior reserva de urânio e nióbio do Brasil, localizada no Amazonas, por US$ 340 milhões, cerca de R$ 2 bilhões. A negociação foi comunicada ao governo do estado amazonense na última terça-feira, 26.

O nióbio é um metal não ferroso de transição e tem alto poder aquisitivo para a indústria por conta de suas características de alta condutividade términa, elétrica e de resistência à corrosão. Hoje, ele é amplamente usado pela indústria automobilística para reforçar a resistência, diminuir o peso das peças dos carros novos e deixar o aço ainda mais resistente.

Para o Brasil, a comercialização desse metal é altamente vantajosa, visto que o país detém 98,2% das reservas do mundo, segundo o Serviço Geológico do Brasil. As principais reservas além da de Pitinga estão em Araxá (MG), Catalão (GO), Ouvidor (GO), Centro-Norte de Rondônia e Seis Lagos (AM).

Para que serve o nióbio?

Uma vez que é um metal de transformação, ele é encontrado em automóveis, turbinas de avião, tomógrafos de ressonância magnética, nas indústrias aeroespacial, bélica e nuclear e até mesmo em lentes óticas e piercings.

Os países com as maiores reservas de nióbio no mundo

Onde estão as maiores reservas do Brasil

Cerca de 75% das reservas brasileiras estão em Minas Gerais, seguida pelas reservas do Amazonas (21%), Goiás ( 3%), Roraima e Rondônia. Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), seria cerca de 2,9Gton a 2,81% Nb2O5, o que daria em torno de 81,4 Mton de óxido de Nióbio contido, ou seja, cerca de 14 vezes as atuais reservas conhecidas do mundo

Atualmente, estima-se que 10% do aço produzido no mundo contém, o Nióbio como elemento dentro da sua liga e a China é o principal mercado consumidor dessa matéria-prima.

Nióbio é tóxico?

O nióbio não é considerado um metal tóxico,mas sem os devidos cuidados, seu pó metálico pode irritar a pele e os olhos. Além disso, ele precisa ser manuseado com cuidado, uma vez que é inflamável.

Crescimento de demanda

O governo federal avalia que o crescimento pela demanda do metal cresça 8% ao ano ao longo da década de 2020 puxado pela alta demanda por aço de construção usado em infraestruturas e aplicações dentro do setor automobilístico. Dentro desse contexto, é esperado que o pico de produção ocorra entre 2020 e 2055.

Acompanhe tudo sobre:NióbioBrasilChinaCompras

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas