Carnaval: blocos vão tomar as ruas da capital até terça-feira (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 9 de fevereiro de 2024 às 11h00.
Última atualização em 9 de fevereiro de 2024 às 11h19.
O funcionamento de serviços públicos, bancos e shoppings podem sofrer mudanças de horários na próxima semana por conta do Carnaval. Alguns estabelecimentos e serviços não vão abrir ou terão horário alterado. Confira o que abre e fecha em São Paulo.
Parte da rede municipal de atendimento terá ponto facultativo, com redução de equipes de funcionários, que trabalham por meio de escala, até as 12h da quarta-feira. Estarão abertas unidades como assistências médicas ambulatoriais (AMA), AMA/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integradas, inclusive para vacinação, além dos hospitais municipais e prontos-socorros municipais. Na quarta-feira, as UBS também voltam a abrir normalmente a partir das 12h.
Os hospitais veterinários públicos norte, leste e sul funcionarão normalmente na segunda-feira e na quarta-feira, enquanto a unidade oeste permanecerá fechada nos três dias.
As praças de atendimento das 32 subprefeituras estarão fechadas nos dias de Carnaval.
O programa não funcionará no domingo, 11. Por tanto, as avenidas Paulista e Liberdade estarão abertas para circulação de veículos.
O programa não funcionará no domingo, 11. Por tanto, as avenidas Paulista e Liberdade estarão abertas para circulação de veículos.
Estarão abertos no sábado, 10, segunda 12, e quarta-feira, 14, das 6h às 18h. No domingo, 11, e terça-feira, 13, o funcionamento será das 6h às 22h.
Os postos do Poupatempo em todo o Estado estarão fechados nos dias 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira), reabrindo ao meio-dia de quarta-feira, 14, devido ao Carnaval.
Durante todo o período, os serviços digitais continuarão funcionando normalmente. Já são mais de mil opções online que podem ser acessadas de todo lugar e a qualquer momento, de forma simples e segura.
Entre as mais procuradas, estão pesquisa de débitos de veículos, renovação da CNH, pontuação na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e licenciamento de veículos, entre outros.
Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório realizar agendamento de data e horário. As exceções são os cinco postos 100% digitais (Campinas Digital, Crea-SP, Piraporinha, Carrão e Santana) que atendem por ordem de chegada.
O agendamento – totalmente gratuito, deve ser feito somente pelos canais oficiais do Programa, como o portal http://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda através do WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.
As agências dos Correios não vão funcionar nos dias de Carnaval, voltando a abrir normalmente na quarta-feira.
O transporte público terá funcionamento especial durante o Carnaval.
Nesta sexta-feira e no sábado, 10, o metrô vai funcionar 24 horas. Os passageiros terão ônibus da SPTuris e da Liga das Escolas de Samba, que farão o trajeto de ida e volta entre o Sambódromo e a estação Portuguesa-Tietê. Além do ônibus Metrô–Sambódromo, haverá ônibus disponíveis nas duas ruas laterais do Sambódromo para levar o passageiro até a estação Portuguesa-Tietê.
As estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda estarão abertas para oferecer uma volta para casa segura e rápida. As outras estações estarão só funcionando como pontos de transferência e saída.
As quatro linhas metroferroviárias operadas pela iniciativa privada (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda) também irão operar 24 horas por dia para atender o público que irá curtir o Carnaval no Sambódromo do Anhembi.
A expectativa é de que a Linha 4-Amarela receba o maior número de foliões. As estações Vila Sônia, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz devem receber o maior número de usuários. Para atender o fluxo, a concessionária atuará com 650 colaboradores por dia.
A Linha 5-Lilás também está preparada para receber o público deste ano. O maior número de passageiros deve ser nas estações AACD-Servidor, Moema, Santa Cruz, Chácara Klabin, Santo Amaro e Capão Redondo.
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) também irão se adaptar ao fluxo esperado para o feriado. Nesta sexta-feira e no próximo sábado, para atendimento aos passageiros que terão como destino o Anhembi, as estações Palmeiras-Barra Funda, que atende aos passageiros da CPTM e do metrô, e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque. As demais estações da CPTM e do Metrô ficarão abertas apenas para transferência e desembarque. Na quarta-feira, a operação das linhas da CPTM é normal.
As linhas intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba vão operar na segunda-feira, 12, com programação de sábado. Na terça-feira, 13, os horários serão iguais aos de domingo. Na quarta-feira de cinzas, 14, a programação será de sábado, com reforço na frota a partir das 11h.
Já na Baixada Santista, na segunda-feira e na quarta-feira, as linhas da EMTU com maior demanda de passageiros terão programação normal de dia útil e as demais linhas seguirão horário de sábado. Na terça-feira, todas as linhas terão programação de domingo, incluindo o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Na segunda-feira, o VLT terá operação de sábado e na quarta-feira, a frota será a mesma de um dia útil.
Durante o Carnaval (12 e 13) e na Quarta-Feira de Cinzas (14), o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h. Apenas os postos do Terminal Capelinha vai operar temporariamente das 6h às 20h e do Terminal Guarapiranga, que está fechado para obras. Já os postos Jabaquara e Santana estarão abertos na segunda-feira, fechados na terça-feira e terão atendimento normal na quarta-feira. O Posto Central da SPTrans estará fechado na segunda (12) e terça-feira (13) e voltará ao funcionamento normal na quarta-feira (14).
Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site da SPTrans. Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.
O Rodízio Municipal de Veículos e as demais restrições de trânsito estará suspenso entre a segunda-feira, 12, e a quarta-feira, 14. As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo do carnaval:
Segundo a Febraban, os banco não vão funcionar. Na quarta-feira, o atendimento ao público ocorre a partir das 12h.
Normalmente, as lojas e quiosques funcionam nos horários habituais de domingos e feriados, das 14h às 20h.
Os parques municipais naturais e urbanos funcionarão normalmente nos dias de Carnaval. Os horários de cada unidade podem ser acessados por meio deste link.
Os serviços da Divisão da Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS - Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres serão realizados das 8h às 14h e o plantão telefônico, das 8h às 17h. A unidade da DFS no Parque Ibirapuera não terá expediente entre os dias 2 a 5.
O Elevado Presidente João Goulart, Minhocão, estará fechado para carros neste sábado, 10, e domingo, 11, das 7h às 21h45.
Os seguintes serviços estarão abertos na segunda e terça-feira:
Estarão fechados na segunda e terça-feira de Carnaval:
Na Quarta-Feira (14) de Cinzas, abrirão em horário normal:
Estarão abertos a partir do meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (14):
Os seguintes equipamentos estarão abertos durante o Carnaval:
Os equipamentos fechados serão:
Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.
Os equipamentos e espaços para atividades culturais, esportivas e de lazer dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionarão no Carnaval das 8h às 18h.
As instalações da rede Fab Lab Livre SP, Telecentro e Descomplica SP estarão fechados nos dias de Carnaval.
As unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, a rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho não irão funcionar nos dias de Carnaval, em virtude do feriado e ponto facultativo. Todos os serviços retomarão suas atividades na quarta-feira.
Os parques estaduais vão funcionar normalmente durante o feriado.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado divulgou o horário de funcionamento dos seus equipamentos durante o Carnaval. Veja detalhes:
Pinacoteca
Casa Guilherme de Almeida
Casa Mário de Andrade
Museu Casa das Rosas
MIS
MIS Experience
Paço das Artes
Conservatório de Tatuí
Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Villa Lobos
Mundo do Circo
Fábricas de Cultura
Zonas Norte e Sul, Diadema, Osasco e Iguape
Zona Leste, SBC e Santos
Museus
Museu do Futebol (Exposição temporária Futebol de Brinquedo*)
Museu da Língua Portuguesa
Museu Casa de Portinari
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro
Museu H. P. Índia Vanuíre
Museu das Culturas Indígenas
Museu das Favelas
Museu de Arte Sacra
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Museu do Café (Bilheteria encerra todos os dias às 17h)
Museu Catavento (Bilheteria encerra todos os dias às 16h)
Museu da Imigração (bilheteria encerra todos os dias, às 17h, exceto dia 13)
Osesp
Memorial da Resistência
Oficinas Culturais
As ações acontecerão no pré e pós Carnaval. Veja abaixo:
Alfredo Volpi
Maestro Juan Serrano
Oswald de Andrade