Exame Logo

Mensalão: STF absolve ex-líder do PT e mais dois de acusação

Porém, os votos sobre o ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, e os ex-deputados Paulo Rocha e João Magno só serão decididos na próxima sessão

Os ministros do STF, Marco Aurélio de Mello, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia e Luiz Fux, durante julgamento do Mensalão (Fabio Rodigues Pozzebom/ABr)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2012 às 18h59.

Brasília - Em mais uma sessão do julgamento do mensalão nesta quinta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu do crime de lavagem de dinheiro o ex-deputado federal Professor Luizinho (PT-SP), que foi líder do PT no começo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Luizinho foi absolvido por todos os sete ministros que votaram hoje. Além dele, foram considerados inocentes a assessora parlamentar Anita Leocádia, que trabalhava para o deputado Paulo Rocha (PT-PA), e José Luiz Alves, ex-chefe de gabinete do ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto.

Veja também

Por outro lado, os votos estão divididos até agora sobre Adauto, já absolvido da acusação de corrupção ativa, mas acusado também de lavagem de dinheiro e considerado culpado por três dos juízes que se pronunciaram hoje.

Na mesma situação ficaram os ex-deputados Paulo Rocha e João Magno (PT-MG), cuja sorte será definida na próxima audiência, que será realizada na próxima segunda-feira.

Os seis réus deste item, lavagem de dinheiro de pessoas ligadas ao PT, são acusados pelo Ministério Público Federal de ocultar a origem do dinheiro recebido das agências de Marcos Valério.

Segundo a denúncia, eles obtiveram os recursos após solicitação ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado ontem pelo STF por corrupção ativa.

Além de Delúbio, foram condenados pelo mesmo crime o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, e o ex-presidente do PT. José Genoíno.

Acompanhe tudo sobre:Lavagem de dinheiroMensalãoPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame