Lula réu; Haddad na lanterna…
Réus na Lava-Jato O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e o pecuarista José Carlos Bumlai viraram réus da Operação Lava-Jato sob a acusação de tentar obstruir as investigações comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O juiz Ricardo Leite, da 10a Vara da […]
Da Redação
Publicado em 29 de julho de 2016 às 18h26.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h32.
Réus na Lava-Jato
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e o pecuarista José Carlos Bumlai viraram réus da Operação Lava-Jato sob a acusação de tentar obstruir as investigações comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O juiz Ricardo Leite, da 10aVara da Justiça Federal de Brasília, aceitou a denúncia do Ministério Público e eles vão responder por três crimes: embaraço à investigação de organização criminosa, com pena que pode chegar a oito anos; patrocínio infiel, quando o advogado é tendencioso na defesa do cliente, com pena prevista de seis meses a três anos; e exploração de prestígio, com pena de até cinco anos. Também foram acusados Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio, e Maurício Bumlai, filho do pecuarista.
–
Lula se defende
É a primeira vez que Lula vira réu na Lava-Jato. Por meio de nota, os advogados reafirmaram o depoimento do ex-presidente à Procuradoria-Geral da República em que Lula disse que “jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava-Jato”. Ainda hoje, o ex-presidente foi à Comissão dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar abuso de poder na operação conduzida pelo juiz federal Sergio Moro.
–
Vila Olímpica em chamas
Mais um dia de problemas para a Austrália na Vila Olímpica. Na tarde desta sexta-feira, o prédio que abriga a delegação australiana pegou fogo e precisou ser evacuado, após um dos apartamentos ter sido tomado por fumaça. O princípio de incêndio foi controlado pelos bombeiros, que ainda investigam o ocorrido. A suspeita é que um cigarro jogado no lixo das escadas teria causado as chamas.
–
Barreira religiosa
O Itamaraty decidiu suspender a emissão de passaportes diplomáticos para líderes religiosos. Esse tipo de documento dá vantagens como acesso a filas separadas em aeroportos e é privilégio de chefes de Estado, funcionários do alto escalão da Justiça, militares e alguns outros grupos. Em maio, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, havia renovado os passaportes diplomáticos do pastor Samuel Cássio Ferreira e esposa. A nova decisão determina que pastores e padres não têm mais direito.
–
Controle de doping
O presidente interino Michel Temer sancionou, nesta sexta-feira, uma lei sobre o controle de doping no Brasil que servirá de base para a Olimpíada do Rio. O texto havia sido aprovado pela Câmara e pelo Senado neste mês. Será criada a Justiça Desportiva Antidopagem, que vai funcionar como um tribunal para julgar os atletas que tiverem feito uso de sustâncias proibidas. O departamento vai responder ao Ministério do Esporte.
–
Haddad na lanterna
O Ibope divulgou nesta sexta-feira uma pesquisa com a recepção dos eleitores aos candidatos à prefeitura de São Paulo. O candidato do PRB, Celso Russomano, lidera as pesquisas, com 29% das intenções de voto no primeiro turno e à frente de qualquer candidato no segundo turno. Os outros candidatos aparecem tecnicamente empatados: Marta Suplicy (PMDB), com 10%; Luiza Erundina (PSOL), com 8%; João Doria (PSDB); com 7%; e Fernando Haddad, atual prefeito da cidade e candidato a reeleição pelo PT, também com 7%.