Brasil

Lula receberá presidente da Comissão Europeia e do Conselho Europeu na 6ª

Líderes discutirão temas da agenda internacional e os próximos passos do Mercosul-União Europeia

O presidente Lula com Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em reunião no domingo, 17 (Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente Lula com Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em reunião no domingo, 17 (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 14h23.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá na sexta-feira, 16, em Brasília, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho Europeu.

Segundo o Itamaraty, o encontro servirá para discutir temas da agenda internacional e os próximos passos do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que deve ser assinado no sábado, 17, em Assunção, no Paraguai, após 25 anos de negociações.

Lula, no entanto, não viajará para a cerimônia de assinatura. O evento será realizado em nível ministerial, e o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O tratado prevê a criação da maior zona de livre comércio do mundo e deve gerar impactos que vão além do agronegócio, alcançando também diversos segmentos da indústria brasileira.

A expectativa do governo brasileiro era concluir a assinatura ainda durante a presidência pro tempore do Brasil no Mercosul, encerrada em dezembro. No entanto, um pedido de adiamento feito pela Itália — em meio à resistência de países como França e Polônia — acabou atrasando a conclusão do acordo.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaAcordo UE-MercosulMercosulUnião Europeia

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed