Brasil

Lula: ONU não está à altura do que o mundo precisa

"Por que a ONU foi suficientemente forte para criar Israel em 1948 e não tem força em 2012 para criar um Estado palestino?", indagou

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 18h32.

Priorizar nos meus resultados Google

Paris - A ONU "não está à altura do que o mundo precisa", considerou nesta quarta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao defender o multilateralismo e pedir uma renovação das instâncias mundiais de decisão.

No discurso de encerramento do Fórum do Progresso Social organizado em Paris pela Fundação Jean Jaurès e pelo Instituto Lula, o ex-presidente defendeu o multilateralismo, afirmando que o problema nas instâncias internacionais, como o G20, não é que não sejam tomadas decisões, e sim que "não existam instituições capazes de coordenar sua aplicação entre os Estados".

Ao mencionar a proposta feita na véspera pelo presidente francês, François Hollande, de criar um Conselho de Segurança Econômica na ONU, lembrou que esta é uma ideia antiga que nunca foi aplicada.

"Hoje a ONU não tem muito poder, não está à altura do que o mundo precisa", afirmou, afirmando imediatamente "Por que a ONU foi suficientemente forte para criar Israel em 1948 e não tem força em 2012 para criar um Estado palestino?"

Lula lembrou sua trajetória política e os primeiros dias de seu mandato presidencial, quando, segundo ele, alguns afirmavam que o problema do Brasil "não tinha solução".

"Eu decidi fazer o necessário, e apenas o possível, e terminamos fazendo o impossível", afirmou.

"Dizia-se que era necessário deixar o bolo crescer antes de distribui-lo. Nós provamos que se pode distribuir primeiro e que o crescimento vem depois", afirmou, defendendo uma política de justiça social, sem a qual não há progresso possível.

Ele concluiu seu discurso evocando o "espírito da Revolução Francesa" e desejou que este esteja nas mentes para que a crise seja combatida.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilONUConflito árabe-israelenseLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Candidata ao governo do Piauí, Lourdes Melo sofre AVC e é internada

Temporal em SC deixa estragos e tamanho do granizo impressiona moradores

RS exige exame toxicológico para primeira CNH a partir de setembro

Eleições 2026: MP pede bloqueio de mais de 900 candidaturas e SP lidera pedidos