Brasil

Lula confirma candidatura à reeleição em 2026: 'energia de 30 anos'

Declaração foi feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, durante visita oficial

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 07h17.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 23, em Jacarta, que pretende disputar um quarto mandato nas eleições de 2026.

A declaração foi feita durante uma entrevista à imprensa, ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, durante visita de Estado ao país.

Lula afirmou estar “com a mesma energia de quando tinha 30 anos” e reforçou que pretende seguir na política após o fim do atual mandato.

“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou.

O presidente, que fará aniversário no próximo dia 27, disse que se sente pronto para buscar mais um mandato e fortalecer as relações internacionais do país.

“Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação, sabe, por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, afirmou.

Se reeleito, Lula tomará posse aos 81 anos.

*Com informações do O Globo

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaEleições 2026Brasil

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas