Acompanhe:

João Doria vence prévias do PSDB para candidatura em 2022

No tabuleiro eleitoral, as prévias do PSDB impactam outras legendas porque dali pode sair um candidato cabeça de chapa ou um possível vice de uma coligação mais ampla

Modo escuro

Continua após a publicidade
Bruno Araújo, João Doria, Eduardo Eduardo Leite e Arthur Virgílio: anúncio foi feito no início desta noite (Comunicação PSDB/Divulgação)

Bruno Araújo, João Doria, Eduardo Eduardo Leite e Arthur Virgílio: anúncio foi feito no início desta noite (Comunicação PSDB/Divulgação)

D
Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2021 às, 18h52.

Última atualização em 27 de novembro de 2021 às, 19h35.

O governador de São Paulo João Doria ganhou as prévias do PSDB que define o nome do partido para concorrer às eleições de 2022. O anúncio foi feito ás 18h51 deste sábado pelo presidente do partido Bruno Araújo.

Doria teve 53,99% dos votos, conta 44,66% de Eduardo Leite. Arthur Virgílio teve 1,35%.

A votação foi dividida em quatro grupos: 1) filiados, 2) prefeitos e vices, 3) vereadores, deputados estaduais e, por fim, 4) governadores e vices, deputados federais e senadores.
Cada grupo teve pesos diferentes no computo final da eleição.

João Doria teve 15,38% entre filiados, 12,89% entre prefeitos e vices, 5,93% entre vereadores, 6,80% entre deputados estaduais, e 12,98% no grupo dos deputados federais, senadores e governadores.

Eduardo Leite teve 9,23% entre filiados, 11,91% entre prefeitos e vices, 6,47% entre vereadores, 5,51% entre deputados estaduais, e 11,54% no grupo dos deputados federais, senadores e governadores.

Arthur Virgílio teve 0,39% entre filiados, 0,20% entre prefeitos e vices, 0,10% entre vereadores, 0,18% entre deputados estaduais, e 0,48% no grupo dos deputados federais, senadores e governadores.

As prévias do partido ocorrem neste domingo, depois de terem sido interrompidas no último domingo, 21, por conta de problemas no aplicativo, desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

O governador de São Paulo disputou contra Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus.

Em pronunciamento depois do anúncio da derrota, Eduardo Leite agradeceu o apoio da família e disse estar tranquilo: "Na vida pública a gente se lança, e eu fui lançado por um grupo de pessoas me lançou com base no trabalho que fizemos no Rio Grande do Sul, que queriam compartilhar esse trabalho o Brasil. Me sinto absulotamente tranquilo e realizado. Me sinto feliz. Acima de um projeto pessoal está o grupo a que a gente pertence".

Leite também disse que deseja toda a sorte a João Doria, porque o Brasil precisaria encerrar o período em que está "gastando energia" com a polarização política.

Por nota, a empresa chegou a afirmar que considerava plausível ter ocorrido "um ataque de hackers" no dia. A Polícia Federal investiga o caso.

De acordo com a assessoria do partido, foram registrados quase 30 mil votos de filiados neste sábado, que foram somados a cerca de 3 mil computados no último domingo. Dos 1,3 milhão de membros do partido, 44.700 filiados e mandatários se inscreveram para votar.

No tabuleiro eleitoral, as prévias do PSDB impactam outras legendas porque dali pode sair um candidato cabeça de chapa ou um possível vice de uma coligação mais ampla da terceira via, que pretende ser uma alternativa aos polos do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) aparecem como os nomes mais fortes da terceira via em 2022, com 7% e 5% das intenções de voto, respectivamente. Tanto Doria quanto Leite figuram com 2% no primeiro turno, e perderiam em um segundo turno para Lula e Bolsonaro.

 

Últimas Notícias

Ver mais
Leite faz aceno a Lula, diz torcer pelo governo e pede mudança em contrato de dívida do RS
Brasil

Leite faz aceno a Lula, diz torcer pelo governo e pede mudança em contrato de dívida do RS

Há uma semana

Lula anuncia investimentos do PAC no RS e se reúne com Eduardo Leite nesta sexta-feira
Brasil

Lula anuncia investimentos do PAC no RS e se reúne com Eduardo Leite nesta sexta-feira

Há uma semana

Leite defende reunião com Rio, Minas, RS, Goiás e SP para discutir dívida dos estados com a União
Brasil

Leite defende reunião com Rio, Minas, RS, Goiás e SP para discutir dívida dos estados com a União

Há 2 semanas

Após meses de crise no comando, PSDB-SP escolhe Marco Vinholi como presidente
Brasil

Após meses de crise no comando, PSDB-SP escolhe Marco Vinholi como presidente

Há 2 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais